A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
12 de março de 2015 as 11:13 / 16º Expodireto Cotrijal, Sem categoria

Novas alternativas na produção de combustíveis são debatidas na Expodireto

 

Na tarde de quarta-feira (11), no auditório da Produção da Expodireto Cotrijal, o Secretário de Agricultura Ivan Machry esteve participando do IV Fórum da Agroenergia – Novas Alternativas na Agricultura Familiar – evento promovido pela Cotrijal, Secretaria do Desenvolvimento Rural e Cooperativismo, Secretaria Estadual da Agricultura e Emater/RS.

O Fórum debateu os propósitos e os avanços da agroenergia no Rio Grande do Sul, a perspectiva atual do biodiesel, do biogás (transformação do lixo orgânico), dos fertilizantes orgânicos e da energia elétrica. O tema mais importante abordado, porém, foi a produção de etanol amiláceo, gerado a partir do sorgo, triticale, arroz gigante e batata-doce.

Como apresentado no evento, o Rio Grande do Sul gasta anualmente R$ 2 bilhões com a importação de aproximadamente 1,2 bilhão de litros de etanol, que é adicionado à gasolina. Além disso, o estado perde R$ 300 milhões em ICMS com esta operação, já que trazemos de São Paulo 99% do etanol que consumimos. Para o coordenador do 4º Fórum da Agroenergia, engenheiro agrônomo da Emater Valdir Pedro Zonin, a implantação do Programa Estadual Pró Etanol vai resolver este problema, como também vai gerar alternativas produtivas rentáveis à pequena propriedade rural.

Para abrir os trabalhos e discussões acerca do assunto, o engenheiro Vilson Machado apresentou o painel sobre “Perspectivas dos Biocombustíveis, Matérias-Primas e Coprodutos no Rio Grande do Sul e Brasil”. Ao final do evento foi criado o Comitê Regional Alto Jacuí Pró Etanol que terá o objetivo de incentivar a produção de etanol amiláceo na região.

“Temos uma região rica na produção de grãos e matéria prima para a produção destes combustíveis, porém ainda falta pensarmos na infraestrutura e logística para que seja uma produção rentável e que consiga suprir a demanda”, comentou o Secretário Ivan.


Notícias Semelhantes
Não-Me-Toque/RS
Av. Alto Jacuí, 840 - CEP: 99470-000
Telefone: (54) 3332 2600
E-mail: contato@naometoquers.com.br
Expediente:
08:15 às 11:30 - 13:30 às 17:00
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir