A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
12 de março de 2015 as 11:20 / 16º Expodireto Cotrijal, Sem categoria

Solenidade comemora os 15 anos de pesquisa em Agricultura de Precisão do Projeto Aquarius

Pioneiro no campo da aplicação de tecnologia no campo, o Projeto Aquarius completa 15 anos em 2015. Este Projeto, com variadas pesquisas e importantes resultados em Agricultura de Precisão, é conhecido como um dos principais projetos de Agricultura de Precisão do mundo e levou Não-Me-Toque a ser conhecida como “Capital Nacional da Agricultura de Precisão”.DSC00360

Na tarde ensolarada desta quarta-feira (11), aconteceu no stand da Universidade Federal de Santa Maria, na Expodireto Cotrijal, uma solenidade de comemoração dos 15 anos do Projeto Aquarius. Diversas pessoas ligadas ao sucesso do projeto receberam troféu de reconhecimento, entre elas agricultores e empresas. Pela Universidade Federal de Santa Maria, o professor Telmo Amado, um dos pioneiros no sucesso do projeto, além do troféu recebeu uma placa de reconhecimento por todo o empenho no projeto.

Idealizado pela parceria ambiciosa da Fazenda Anna e das empresas Stara, Massey Ferguson, Cotrijal, Yara Fertilizantes, Pioneer Sementes e a Universidade Federal de Santa Maria, o Projeto buscou demonstrar a viabilidade da agricultura de precisão. A necessidade deste surgiu através da visão de que o processo produtivo deveria ter um novo arranjo que possibilitasse a rápida incorporação das inovações tecnológicas a medida que elas se mostrassem vantajosas em relação as práticas tradicionais.DSC00378

Inovando no método de manejo do campo, específico e diferenciado de pequenas unidades de terra com o uso de satélites e a aplicação de insumos de acordo com a necessidade de cada área, o sonho da agricultura de precisão mostrou-se eficiente com um aumento de 9% da produtividade e elevação de rentabilidade graças a racionalização do uso dos insumos. Os resultados do Projeto Aquarius se solidificaram ao comparar os 9 mil kg/ha da safra de milho do projeto contra a média estadual de 3,9 mil kg/ha.

Com a aprovação do Projeto de Lei nº 124/09 do Senado Federal, Não-Me-Toque ostenta o título de “Capital Nacional da Agricultura de Precisão” sendo reconhecido nacionalmente como pioneiro na mecanização agrícola do país. Além de ser um centro de aprimoramento da agricultura brasileira por meio de pesquisas inovadoras desenvolvidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) e por inúmeras universidades brasileiras e estrangeiras, é berço de empresas multinacionais do ramo metal mecânico e sede de grandes eventos voltados a tecnologia no campo, como a Expodireto Cotrijal e o Congresso Sul Americano de Agricultura de Precisão e Máquina Precisas (APSUL América).DSC00358

O Projeto Aquarius chega aos seus 15 anos com a consolidação do seu objetivo de pesquisa, com importantes resultados conquistados. Atualmente, são desenvolvidos experimentos em 4 propriedades em Não­Me­Toque e Santo Antônio do Planalto, com a parceria com a Stara, UFSM, Cotrijal, Yara e Pionner.

“O projeto Aquariius é uma “menina” de 15 anos. Muitos foram os desafios ao longo de seu desenvolvimento, mas hoje seu crescimento e resultado é uma satisfação para Não-Me-Toque. Com certeza nosso o título de Capital Nacional da Agricultura de Precisão é um fruto deste importantíssimo projeto”, comentou a Prefeita Teodora.


Notícias Semelhantes
Não-Me-Toque/RS
Av. Alto Jacuí, 840 - CEP: 99470-000
Telefone: (54) 3332 2600
E-mail: contato@naometoquers.com.br
Expediente:
08:15 às 11:30 - 13:30 às 17:00
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir