A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
01 de dezembro de 2016 as 08:43 / Agricultura e Meio Ambiente, Sem categoria

Delicias do Campo! Familia Saifert inaugura sua agroindústria

A agroindustrialização da produção dos agricultores familiares é uma importante alternativa de geração de renda no meio rural. Processar e comercializar a própria produção torna as famílias independentes dos complexos agroindustriais.

Nesse tipo de empreendimento, os agricultores são os protagonistas do processo, passando a atuar em toda a cadeia produtiva. Além disso, promovem a descentralização da produção e o desenvolvimento local, fortalecendo os valores culturais, a sustentabilidade e a oferta de produtos diferenciados e de qualidade.

Assim a família Saifert viu na Feira Municipal de Produtores de Não-Me-Toque a oportunidade de comercializar o que produziam na propriedade. Com determinação e vontade de mudar a família construiu um espaço para facilitar suas atividades, prezando pela qualidade e boas práticas de fabricação de seus produtos, vem conquistando seus clientes e fazendo disso uma oportunidade de melhorar e qualificar seus produtos.

Na tarde de quarta-feira (30), a Administração e o escritório local da EMATER/RS realizou a solenidade de inauguração da Agroindústria da família Saifert, e também a oficialização dos recursos vindos do Fundo Estadual de Apoio ao desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (FEAPER).

Panorama Geral dos Projetos

Junto ao local da Nova Feira do Produtor, foi oficializado o repasse de recursos através do FEAPER

Junto ao local da Nova Feira do Produtor, foi oficializado o repasse de recursos através do FEAPER

O Governo do Estado do Rio Grande do Sul, em especial a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) através do FEAPER permite que pequenos agricultores adquiram equipamentos essenciais para suas atividades produtivas.

Entre os anos de 2014 e 2016 a SDR autorizou o município de Não-Me-Toque a encaminhar projetos a secretaria. Foram elaborados 25 projetos, totalizando R$ 239.068,50, desse total, os produtores precisam ressarcir o estado com apenas 20%, com prazos até de 8 anos e sem juros. Esses projetos ajudam a desenvolver pequenas propriedades!

Dentre os projetos encaminhados está a Construção da Feira do Produtor, um investimento sonhado por muitos anos, que agora já está em fase de construção. Esse será um lugar mais adequado para comercialização dos produtos vindos da Agricultura Familiar. Assim esse projeto beneficia os agricultores e toda a comunidade consumidora.

O Secretário de Agricultura e Meio Ambiente Ivan Machry ressalta o empenho da Administração Municipal pela sua persistência em participar das reuniões dos Coredes e justificar a necessidade dos recursos para atender nossos agricultores.

“Precisamos agradecer a dedicação dos profissionais da Secretaria de Agricultura e Gabinete seja para fazer todos os tramites burocráticos, como também em se dispor a auxiliar as famílias rurais na adequação de seus empreendimentos. Também agradecemos a disponibilidade das maquinas da Secretaria de Obras por auxiliar execução dos projetos de irrigação e construção da rede de água”

Produtores beneficiados com o FEAPER estiveram prestigiando a inauguração

Produtores beneficiados com o FEAPER estiveram prestigiando a inauguração

Também é necessário ressaltar o empenho da Emater, toda sua estrutura municipal, regional e central pela elaboração e execução destes projetos, Conselho Municipal da Agricultura por avalizar e ajudar na condução dos trâmites legais do programa.

O Secretário Estadual de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo Tarcísio José Minetto destacou a parceria que existe em Não-Me-Toque entre o agricultor, a Prefeitura e a Emater.

“Criar oportunidades para que o agricultor familiar desenvolver seu trabalho de uma maneira menos penosa e ao mesmo tempo contribuir na sua renda é fundamental, e é isso que vemos aqui em Não-Me-Toque através desta parceria. O Município está demonstrando que todo o esforço na busca por recursos e elaboração de projetos está valendo a pena com estes 25 projetos elaborados, que estão melhorando cada vez mais as condições do produtor, que sabe dos riscos do campo agro, mas que sabe que terá todo suporte necessário para vencê-los. Parabéns a família Seifert por seu empreendimento”, disse o Secretário Minetto.

Já a Prefeita Teodora Lütkemeyer falou sobre a satisfação da Administração Municipal em poder auxiliar estes 25 produtores, ofertando não somente uma forma de renda, mas sim mais qualidade de vida e oportunidades para que o jovem permaneça no campo com garantia de um futuro prospero através da sucessão familiar.

Ingo, Solange e Juliano Saifert apostaram na qualificação da produção para geração de renda

Ingo, Solange e Juliano Saifert apostaram na qualificação da produção para geração de renda

“Aqui vemos a concretização de um sonho da Família Saifert, hoje proprietária de sua Agroindústria familiar de farináceos e doces de frutas! Parabéns ao Ingo Saifert, a Solange Ninow Saifert e ao Juliano Saifert que não somente viram na agricultura familiar uma fonte de geração de renda, mas que também se qualificaram e buscaram qualificar sua produção. Assim, com essa visão de nossos pequenos produtores que tornamos Não-Me-Toque uma referência quando se fala em agricultura familiar, parabéns e nossos votos de prosperidade a esta nova agroindústria”, disse a Prefeita Teodora.

Presenças: Prefeita Teodora Lütkemeyer, Secretário Estadual de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo Tarcísio José Minetto, Representando a Presidência da Câmara de vereadores de Não-Me-Toque Neuri Sprandel, Gerente da Cotrijal Não-Me-Toque Airton Görgen, Gerente Regional da Emater/RS ASCAR Carlos Alberto Turra, Secretário Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, Ivan César Machry, Chefe do Escritório da Emater de Não-Me-Toque Vinícius Toso, Prefeito Eleito Armando Carlos Roos, , demais Vereadores, Secretários, beneficiários do FEAPER, convidados e imprensa.

 


Notícias Semelhantes
Não-Me-Toque/RS
Av. Alto Jacuí, 840 - CEP: 99470-000
Telefone: (54) 3332 2600
E-mail: contato@naometoquers.com.br
Expediente:
08:15 às 11:30 - 13:30 às 17:00
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir