A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
24 de abril de 2017 as 09:10 / Administração e Planejamento

Não-Me-Toque ganha um clube de formação de jovens lideranças

O pin de fundador do Rotaract é entregue a 18 jovens em solenidade realizada na noite de 22 de abril

O pin de fundador do Rotaract é entregue a 18 jovens em solenidade realizada na noite de 22 de abril

“Seja a mudança que você quer no mundo”. Inspirados na célebre frase de Mahatma Gandhi, o novo clube de serviço nasceu em Não-Me-Toque a partir da iniciativa de um grupo de pessoas com muita motivação e consciência da responsabilidade que cada um tem com a sociedade em que vive. A solenidade de instalação oficial ocorreu na noite de sábado (22), na sede do CTG Galpão Amigo, com a presença de autoridades e convidados, além dos fundadores, seus familiares e os membros do Rotary de Não-Me-Toque.

O Rotaract é uma escola de liderança para pessoas com idade entre 18 e 30 anos, presente em 177 países, com 9.500 clubes e mais de 290 mil associados.

Scheíne Trentin liderou a formação e assumiu a presidência. Ao todo são 18 membros fundadores que receberam o pin na solenidade de sábado.

O Rotaract iniciou em Não-Me-Toque em maio de 2016, na gestão de Paulo Júnior, quando Kátia Trentin e Cleomara Johann procuraram saber mais da organização e lançaram a semente sobre os filhos dos rotarianos. Sheíne foi a primeira a ser desafiada a buscar informações, mas foi a partir do momento em que ajudou numa das ações do Rotary (em agosto, no Ovelhaço), que realmente foi fisgada pela proposta de também fazer parte deste movimento.

Na primeira reunião que convocou foram dois, depois quatro, e assim foi crescendo sucessivamente.  Todos apaixonados pela causa deram início ao processo de formação documental e também arregaçaram as mangas e foram ao trabalho. Tinham muita vontade de realizar uma ação. Com a diretoria já formada e engajamento do grupo, organizaram o Natal para os alunos da Apae, passando uma tarde na instituição. Levaram Papai Noel, presentes para todos os alunos, lanche e realizaram atividades de lazer. Sempre acompanhado de rotarianos, clube responsável pelo apoio, os jovens sentiram o prazer de fazer a diferença na vida de outra pessoa.

A ação consolidou o grupo que entrou em 2017 com tudo organizado para a inscrição junto ao Rotary Internacional, que foi aceita no dia 7 de janeiro. A Carta Constitutiva deverá ser entregue até junho.

– Não digo que foi fácil formar nosso grupo, especialmente porque não sabia nada sobre o clube nem sobre ser voluntários, mas também pelas pedras que sempre se encontra no caminho. Mas afirmo que sou muito feliz pela escolha que fiz e pela motivação que vejo nos integrantes e em nossos pais.  Não-Me-Toque terá muito a receber com esse clube, porque a gente faz o bem sem olhar para quem – afirmou Scheíne Trentin, em seu discurso no ato de instalação.

Paulo Júnior Gomes da Silva, no exercício da presidência do Rotary – devido à impossibilidade da presença do presidente Nelson Johann – ressaltou o orgulho pelo Rotaract.

– Temos o compromisso de dar apoio aos jovens e a responsabilidade de contribuir para a formação de lideranças comprometidas com as ações do Rotary Internacional, que têm como base o desenvolvimento do companheirismo como elemento capaz de proporcionar oportunidades de servir – afirmou.

O governador do Distrito 4660 do Rotary, Itamar José Alegranzzi, participou do ato de instalação em sua segunda visita ao clube de Não-Me-Toque. Afirmou ter ficado impressionado com o entusiasmo e a determinação da presidente fundadora do Rotaract.

– Nossa meta na governadoria é estimular a organização e a produtividade, questões que são exemplares em Não-Me-Toque. Espero que o Rotary e o Rotaract trabalhem para ampliar as oportunidades de intercâmbio e prevejo muito futuro para os jovens em nossa organização que está totalmente on line – afirmou.

Alegranzzi anunciou que a governadoria vai arcar com todas as despesas de formação do Rotaract, como forma de incentivo. Apelou para que o Rotary realize projetos e faça uso dos recursos da organização.

O vice-prefeito, Pedro Paulo da Rosa esteve prestigiando e representando o Executivo

O vice-prefeito, Pedro Paulo da Rosa, que representou o Poder Executivo no ato solene, reconheceu os benefícios que o município tem com a presença de clubes de serviço, agradeceu e colocou o Governo Municipal à disposição:

– Nós, como gestores, estamos abertos a apoiar todas as iniciativas que tragam benefícios a nossa comunidade. Registro aqui nosso reconhecimento e alegria de termos o Rotaract em Não-Me-Toque.

O Poder Legislativo foi representado na solenidade pelo vereador Cláudio Trentin, que registrou a importância que a Casa dá aos jovens citando o programa Câmara Mirim.

– Entendemos que o papel dos pais, dos professores e dos gestores públicos é incentivar a formação de lideranças, assim teremos cada vez mais pessoas conscientes e dispostas a promover mudanças positivas – afirmou o vereador.

PRESENÇAS – Também prestigiaram a solenidade de instalação oficial do Rotaract: o responsável da diretoria distrital do Rotaract, Fernando Jurak; o diretor da Comissão de fundação Rotária de Carazinho, Gustavo Weber; o representante do Rotaract Distrito 4700, Diego Vitor Dalmagro; a presidente do Lions de NMT, Noemia Cassol; a representante da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de NMT, Maria Helena Kümpfer; as professoras Graciela Godoi Ely e Lidia Graff, representantes da Apae; o representante da diretoria do Rotary Carazinho, Roberto Weber, membros do Rotary, e familiares.

INTEGRANTES

Scheine Trentin – presidente

Mateus Viau – vice-presidente

Amanda Derlam – secretária

Juvia Schmatz – tesoureira

Paula de Oliveira – protocolo

Luiza Roehe  – vice-secretária

Nicole Daudt – vice-tesoureira

Bruna Souza

Camila Aguiar

Carol Johann

Christina Gnoatto Zart

Eduardo Daudt

Larissa Henrique

Lucas Pellenz

Micheli Winter

Pâmela Roehe

Rafaela Kern

Vanessa Baretiri

TEXTO E FOTOS: HELAINE GNOATTO ZART / A FOLHA


Notícias Semelhantes
Não-Me-Toque/RS
Av. Alto Jacuí, 840 - CEP: 99470-000
Telefone: (54) 3332 2600
E-mail: contato@naometoquers.com.br
Expediente:
08:15 às 11:30 - 13:30 às 17:00
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir