A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
17 de maio de 2017 as 13:32 / Saúde

1ª Conferência da Saúde da Mulher, novas políticas ao público feminino

O Conselho Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde de Não-Me-Toque promoveram na noite de terça-feira (16), no Pavilhão Cristo Rei a 1ª Conferência Municipal de Saúde das Mulheres. O evento contou com o apoio da Associação Amigos da Vida, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e OAB – Comissão da Mulher Advogada.

As Conferências são instituídas pela Lei nº 8.142 de 28 de dezembro de 1990, e são instâncias colegiadas do SUS que promovem a discussão para proposição de Diretrizes para implementação das políticas públicas de saúde. Como espaço de deliberação coletiva, objetivam identificar a situação de saúde da população e suas necessidades e demandas, com a definição dos problemas e prioridades dos usuários.

Estiveram participando do evento o Prefeito Armando Carlos Roos, a Vereadora Marina Trennepohl Crestani, representando o Poder Legislativo, o Presidente do Conselho Municipal de Saúde Paulo Roberto Cervi e o Secretário Municipal de Saúde Marco Costa.

Palestrante Valéska Machado da Silva Walber

Os trabalhos desta conferência foram iniciados pela palestrante Valéska Machado da Silva Walber, Bacharel em Psicologia, especialista em abordagem sistêmica de casais, famílias e indivíduos, especialista em sexualidade humana e mestre em Psicopatologia e Psicologia Clínica.

Valéska voltou sua fala afim de auxiliar na discussão dos eixos principais da conferência, voltados a propor diretrizes para a Política Municipal, Estadual e Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres e também avaliar a situação da saúde, elaborar propostas a partir das necessidades de saúde e participar da construção das diretrizes, de forma ascendente, nos Planos Municipais, Estaduais e Nacional de Saúde.

Eixos foram debatidos em grupo

Os eixos temáticos debatidos foram:

I – o papel do Estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres;

II – o mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres.

III – Vulnerabilidades e equidade na vida e na saúde das mulheres: e

IV – Políticas públicas para as mulheres e a participação social

Ao final da Conferência foram eleitas as delegadas a Conferência Estadual, que são:

Delegados Escolhidos – Foto Helaine Zarth

Titulares

Luciana da Rosa, Carla Costa, Noeli D’Amarat e Kátia Trentin

Suplentes

Maria Angélica Barbosa de Oliveira, Maria Odete Huppes, Vânia Fleck e Alice Lemes de Mattos

 “Foi um momento de discussão muito válido para nossa comunidade, afinal estiveram presentes mulheres não-me-toquenses de todas as idades e áreas, com visões diferentes porém com a mesma intenção, melhorar a qualidade de saúde para as mulheres. Agradecemos a presença de todos os participantes que nos auxiliaram na elaboração destas propostas que serão encaminhadas a conferência Estadual”, comenta o Secretário Marco Costa.


Notícias Semelhantes
Não-Me-Toque/RS
Av. Alto Jacuí, 840 - CEP: 99470-000
Telefone: (54) 3332 2600
E-mail: contato@naometoquers.com.br
Expediente:
08:15 às 11:30 - 13:30 às 17:00
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir