A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
13 de março de 2018 as 09:43 / Agricultura e Meio Ambiente

Descaso com o Meio Ambiente, 45 pontos de lixo irregular encontrados no Município

Mini-lixões contem em sua grande parte materiais que são coletados pelo serviço de lixo

O Departamento de Meio Ambiente realizou no último mês o mapeamento dos pontos de descarte irregular de lixo em todo o perímetro do Município, totalizando 45 pontos. Após elaboração de relatório a empresa Santina Fantoni Hoscheidt – ME (Reciclagem Santo Expedito) foi contratada para recolher o material desses pontos, fazer a triagem e encaminhar para reciclagem os materiais que são reaproveitáveis e para aterro licenciado os demais materiais, trabalho este que encontra-se em andamento. O que mais espanta os autores do levantamento, é o fato de que são encontrados comumente nestes “mini-lixões” diversos resíduos como plástico, papel, vidro e roupas que são coletados pelo serviço municipal de coleta de lixo.

Estradas do interior também são usadas como depósitos de lixo

O caminhão do lixo recolhe diariamente os resíduos secos e orgânicos na cidade, dessa forma, a população deve separar e ensacar o lixo, depositando nas lixeiras apenas antes do caminhão passar.  Quem for flagrado queimando ou depositando lixo em local inadequado está sujeito a multas e outras penalizações, conforme a Lei dos Crimes Ambientais 9605/1998 e Decreto Federal 6514/2008.

  A equipe do Meio Ambiente pede a colaboração de todos para manter a cidade limpa e organizada, sendo que esta responsabilidade não é apenas do poder público, mas sim compartilhada com os cidadãos. Para tanto, informamos qual o procedimento correto para destinação de alguns dos materiais que não são recolhidos pelo serviço de coleta municipal do lixo, como:

 

Sofás: podem ser descaracterizados, a espuma e o tecido acondicionados em sacolas plásticas que serão recolhidas pelo caminhão do lixo. A madeira pode ser cortada e utilizada em fogão à lenha.

Limpezas destes pontos acabam gerando prejuízos aos cofres públicos

Colchões: podem ser descaracterizados e ensacados para recolhimento pelo caminhão do lixo ou entregues para empresa especializada.

Lixo eletroeletrônico: guardar em casa até a realização da campanha de coleta e destinação, realizada anualmente pela prefeitura no mês de junho.

Latas de tinta, solventes e afins: após vazias podem ser encaminhadas para reciclagem por serem constituídas de metal.

Embalagens de óleo e lubrificantes; embalagens de agrotóxicos; lâmpadas fluorescentes; pilhas e baterias: entregar no local de compra ou a uma empresa especializada no recebimento desses resíduos.

Pneus: as empresas que vendem devem receber o produto após o uso e enviar para empresa especializada.

Óleo de cozinha: entregar em ponto de coleta (Mercado da Cotrijal, EMEF Santo Antônio, EMEF Waldomiro Graciano, EMEF Nossa Senhora de Lourdes e CORSAN).

Materiais de construção inertes e restos de árvores: até 1 metro cúbico a prefeitura recolhe conforme o cronograma de coleta. Acima dessa quantidade deverá ser contratada empresa especializada para o recolhimento e destinação.

Mapa do Lixo Irregular 2018


Notícias Semelhantes
Não-Me-Toque/RS
Av. Alto Jacuí, 840 - CEP: 99470-000
Telefone: (54) 3332 2600
E-mail: contato@naometoquers.com.br
Expediente:
08:15 às 11:30 - 13:30 às 17:00
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir