A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
06 de abril de 2018 as 09:00 / Agricultura e Meio Ambiente

Departamento de Meio Ambiente emite nota a respeito de mortandade de peixes no Arroio Max

Em meados de fevereiro, após o surgimento de significativa quantidade de peixes mortos, principalmente das espécies “Jundiá” e “Cascudo” no Arroio Max, o Departamento de Meio Ambiente realizou coleta de amostras de água superficial em dois pontos distintos do recurso hídrico e encaminhou para análise no Laboratório de Controle de Efluentes da Universidade de Passo Fundo.

Os resultados das análises foram enviados na semana passada, avaliados e desta forma conclui-se que o recurso hídrico encontra-se em condições razoáveis de conservação. Com exceção dos níveis de fósforo, os demais parâmetros analisados encontram-se dentro dos padrões mínimos para permitir o desenvolvimento de seres aquáticos, desta forma a contaminação que levou à morte dos peixes foi pontual, ou seja, não ocorre continuamente.

Algumas hipóteses levantadas sobre a possível causa da morte dos peixes foram sobre um derrame de produto químico ou grande quantidade de matéria orgânica que pode ter reduzido o nível de oxigenação da água naquele dia. Algumas empresas que lançam seus efluentes no Arroio foram visitadas a fim de verificar a eficiência do tratamento. Os técnicos do Departamento alertam que estão atentos para novos episódios de mortandade com intuito de identificar com precisão a causa desse acontecimento.

É importante ressaltar que estes resultados são referentes às amostras coletadas em um único dia, o que demonstra que a substância causadora da mortandade já não estava mais presente na água.


Notícias Semelhantes
Não-Me-Toque/RS
Av. Alto Jacuí, 840 - CEP: 99470-000
Telefone: (54) 3332 2600
E-mail: contato@naometoquers.com.br
Expediente:
08:15 às 11:30 - 13:30 às 17:00
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir