Compartilhe

Dom, 18/11Não-Me-Toque

frio

Mín 16°

Máx 25°

Chuva 72%

frio

Yahoo

Buscar no site
Av. Alto Jacuí, 840 - CEP 99470-000 - Fone: (54) 3332.2600 - E-mail: contato@naometoquers.com.br
Notícias
31.05.2018 - Saúde

31 de Maio: Dia Mundial Sem Tabaco

O dia 31 de maio é marcado pelo incentivo à informação antitabaco. A data foi criada pela OMS – Organização Mundial da Saúde em 1987, e visa combater o tabagismo e suas consequências danosos à saúde, sociedade e meio ambiente.  Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o consumo do tabaco é responsável por aproximadamente 7 milhões de mortes anuais no mundo e até 200 mil no Brasil, sendo a principal causa de morte evitável.

Consumir derivados do tabaco causa dependência química, emocional e comportamental, trazendo riscos à qualidade de vida individual e coletiva. São associadas até 50 doenças ao tabagismo, envolvendo, principalmente, infartos, câncer e doenças respiratórias, que compõem as causas mais recorrentes de morte por doença no Brasil.

Medidas graduais são tomadas para reduzir o consumo de tabaco, como a proibição da publicidade de cigarros em mídia e a obrigatoriedade de alertar sobre os riscos do cigarro nas embalagens. O Brasil apresenta uma das maiores quedas da taxa de fumantes, mas ainda assim fica em 8ª posição no ranking de habitantes que fumam.

Uma das políticas adotadas por nosso município, na luta contra o tabaco, são os grupos de apoio ao tabagista. Esses grupos são oferecidos pela Secretaria de Saúde e concentram esforços dos profissionais para auxiliar o usuário de tabaco (fumante) a parar com o uso da substância. Para isso, o grupo oferece auxilio comportamental e medicamentoso. O próximo grupo tem previsão para acontecer no mês de agosto e as informações para inscrições serão amplamente divulgadas na rádio e nos meios de comunicação do município.

Caso você tenha se interessado sobre o assunto, dá uma olhadinha nesses sites https://minutosaudavel.com.br/dia-mundial-sem-tabaco/ http://www.inca.gov.br/dia-mundial-sem-tabaco/index.html que trazem bastante informações sobre os malefícios do tabaco e algumas dicas de como reduzir o consumo. Seja mais forte que seu vício e pare de fumar, sua saúde agradece.

Secretaria Municipal de Saúde

Tomas Camargo – Psicólogo

Márcia Penz – Nutricionista

Voltar Imprimir Ir ao Topo
Buscar no site