A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
25 de junho de 2018 as 09:29 / Educação

Rede de Mobilização pela Educação é lançada na região do Alto Jacuí

 

Intuito é de envolver a comunidade e fortalecer ainda mais o Programa A União Faz a Vida

O Programa A União Faz a Vida (PUFV) deu um importante passo na região do Alto Jacuí. Foi lançada nesta quarta-feira, 20/06, a Rede de Mobilização pela Educação, que visa engajar as comunidades locais no desenvolvimento do programa nos municípios em que ele está presente. O PUFV é gerido pela Sicredi Alto Jacuí, com o apoio da Cotrijal e a parceria das Secretarias Municipais de Educação dos municípios de Almirante Tamandaré do Sul, Não-Me-Toque, Santo Antônio do Planalto e Victor Graeff.

O lançamento ocorreu na Superintendência Regional da Sicredi Alto Jacuí, em Carazinho, e contou com a presença de representantes de cada município, além de lideranças locais das comunidades.

Para o presidente da Sicredi Alto Jacuí, José Celeste de Negri, o Programa A União Faz a Vida contribui de forma decisiva para a formação de crianças e jovens há mais de 20 anos na região. “A intenção do projeto é de desenvolver pessoas mais participativas e líderes nas comunidades. Por isso, queremos engajar ainda mais pessoas para fortalecermos o PUFV”, disse.

O gerente da Unidade de Negócios da Cotrijal de Não-Me-Toque, Airton Mário Görgen, elogiou o novo formato de parcerias do PUFV e disse que a cooperativa orgulha-se em apoiar o programa desde o início. “A educação é responsabilidade de todos e esse programa é fantástico porque estimula o envolvimento de toda a comunidade na busca por uma sociedade com valores e princípios cooperativistas”, comentou.

Para exemplificar o quanto o método utilizado pelo PUFV nas escolas desenvolve o aprendizado e a interação dos alunos, a turma do 4º ano do ensino fundamental da Escola Marcílio Dias, da localidade de São José da Glória, interior de Victor Graeff, apresentou o projeto em andamento sobre “Cobras”.

Encontro motivou os presentes em contribuir com o desenvolvimento da Educação.

Acompanhados pela professora Fabiane Kemmerich, os alunos Luís Felipe Luersen, Carla Schuster, Emanuel Bach e Guilherme Frank impressionaram os presentes pela espontaneidade e interesse pelo tema que estão pesquisando. Através do projeto, a educadora já desenvolveu atividades que envolvem diversas disciplinas, como: Ciências, Geografia, História, Português e Matemática.

De acordo com a assessora de Desenvolvimento do Cooperativismo da Sicredi Alto Jacuí, Ane Müller De La Canal, a Rede de Mobilização pela Educação pretende formar um movimento de apoio à Educação, buscando novas alternativas para a realização e melhoria dos projetos desenvolvidos pelos alunos dentro do PUFV. “Em breve, haverá encontros locais para dar seguimento à mobilização”, acrescentou.

Programa A União Faz a Vida

O Programa A União Faz a Vida é a principal iniciativa de responsabilidade social do Sicredi e objetiva construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania. Na região do Alto Jacuí, o Programa conta com o apoio da Cotrijal, em parceria com as Secretarias de Educação Municipais de Victor Graeff, Não-Me-Toque, Santo Antônio do Planalto e Almirante Tamandaré do Sul. Em 2017, o PUFV envolveu 271 educadores e 2.316 crianças e adolescentes.

A essência do Programa ocorre a partir da metodologia de ensino-aprendizagem, que é desenvolver cidadãos cooperativos por meio de valores como o empreendedorismo e a solidariedade. Entre os públicos envolvidos no PUFV, estão: educadores, alunos, Sicredi, apoiadores, parceiros e assessoria pedagógica.

 

Texto e Fotos: ASCOM Sicredi


Notícias Semelhantes
Não-Me-Toque/RS
Av. Alto Jacuí, 840 - CEP: 99470-000
Telefone: (54) 3332 2600
E-mail: contato@naometoquers.com.br
Expediente:
08:15 às 11:30 - 13:30 às 17:00
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir