Compartilhe

Dom, 18/11Não-Me-Toque

frio

Mín 16°

Máx 25°

Chuva 72%

frio

Yahoo

Buscar no site
Av. Alto Jacuí, 840 - CEP 99470-000 - Fone: (54) 3332.2600 - E-mail: contato@naometoquers.com.br
Notícias
01.10.2018 - Saúde

Outubro Rosa: prevenção contra o câncer de mama faz toda a diferença

Mês de conscientização reforça mensagem de que detecção precoce ajuda tratamento

Uma das campanhas de saúde mais importantes do Brasil chegou para promover a conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce e tratamento adequado do câncer de mama, o Outubro Rosa deste ano tem ainda como objetivo estimular a formação de redes de apoio pela internet.

Em 2008, quando a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama) trouxe a campanha, a projeção de novos casos era de 49 mil. Para 2018, a estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) é de 60 mil.

A população brasileira ainda está muito aquém do esperado em relação ao conhecimento sobre saúde mamária. O trabalho com educação é a base de tudo. Segundo dados o número de mamografias realizadas em 2017, pela faixa etária de 50 a 69 anos, foi muito baixo. Eram esperadas 11,5 milhões de exames e foram realizados apenas 2,7 milhões, uma cobertura de 24,1%, inferior aos 70% recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Daí a importância de movimentos como o Outubro Rosa. “Para este ano, o tema da campanha nacional estimula a formação de redes de apoio. O mote é a hashtag #CompartilheSuaLuta para mostrar que pacientes e familiares podem encontrar em ONGs e junto a outras pessoas a ajuda para enfrentar a enfermidade. Ter acesso a dados referentes ao câncer de mama, sabendo de seus direitos e possibilidades, também é parte do combate à doença. Com pacientes amparados, ampliamos sua visão política e social acerca da doença, assim, cada indivíduo torna-se um potencial agente transformador da realidade brasileira de assistência oncológica.

Confira a Programação do Outubro Rosa em Não-Me-Toque

03 de Outubro, 19 horas

 Abertura Oficial com Culto Ecumênico na Igreja Luterana

06, 20 e 27 de Outubro, das 07h30min às 11h30min

Exames preventivos com sala de espera motivacional na Unidade de Saúde Central (obs: 06/10 somente por agendamento)

18 de Outubro, 19h30min

Culto Rosa na Igreja Assembleia de Deus

21 de Outubro, 14h30min

IV Caminhada pela Vida com início em frente ao Posto de Saúde Central

27 de Outubro, 15h30min

Chá de encerramento do Outubro Rosa com palestra no Restaurante Eventus

Conforme o Secretário de saúde Marco Costa, todas as Unidades Básicas de Saúde estão preparadas para receber as usuárias e tirar todas as dúvidas relacionadas a doença, diagnóstico e tratamento.

Voltar Imprimir Ir ao Topo
Buscar no site