Compartilhe

Dom, 18/11Não-Me-Toque

frio

Mín 17°

Máx 25°

Chuva 88%

frio

Yahoo

Buscar no site
Av. Alto Jacuí, 840 - CEP 99470-000 - Fone: (54) 3332.2600 - E-mail: contato@naometoquers.com.br
Notícias
29.10.2018 - Saúde

Campanha do Outubro Rosa chega ao fim, mas a Luta contra o Câncer não!

Tradicional Chá de Encerramento do Outubro Rosa reuniu mais de 160 mulheres na tarde de Sábado

Marcado pela conscientização sobre o câncer de mama, o mês de outubro chega ao fim nesta quarta-feira com um alerta dos especialistas em Saúde: a prevenção contra a doença precisa ir além do período de campanha.

Por se tratar do tipo de câncer mais comum entre as mulheres, a Secretaria de Saúde juntamente com a Associação Amigos da Vida reforça que a prevenção deve fazer parte da rotina do público feminino e deixa orientações para tornar as ações do Outubro Rosa um hábito para ser considerado durante todo o ano.

Na tarde de sábado (27), a Associação Amigos da Vida com o apoio da Secretaria de Saúde promoveu no Restaurante Eventus o tradicional Chá de Encerramento do Outubro Rosa que contou com a participação de mais de 160 mulheres.

Ana Erpen

Para falar sobre a Luta contra o Câncer, Ana Erpen que a anos luta contra a Leucemia foi convidada a falar com as participantes, relatando a sua experiência desde a descoberta da doença e como está sendo o tratamento.

Carla Costa, presidente da Associação Amigos da Vida falou sobre a satisfação em mais uma vez promover o Chá do Outubro Rosa e ver que cada vez mais mulheres estão vindo fazer parte da campanha e levando a mensagem de prevenção. “Em nome da Associação quero agradecer a cada uma de vocês que está apoiando está causa, vestindo a cor rosa e levando a mensagem de cuidado consigo mesma para outras mulheres”, disse Carla.

O Secretário Marco Costa se fez presente agradecendo a todas as participantes e mencionou o sucesso da campanha, ressaltando o aumento de mamografias agendadas junto a Secretaria de Saúde. “A Campanha do Outubro Rosa vem se consolidando cada vez mais, o que é muito importante frente aos números e projeções de novos casos de câncer que vem sendo alarmantes, o que mostra que as mulheres estão mais preocupadas consigo mesmas e com sua saúde”, ressaltou o Secretário Marco que ainda mencionou que neste ano houveram 80 mamografias agendadas a mais do que o previsto junto a Secretaria.

Cuide-se

Associação Amigos da Vida

A primeira recomendação é para que o autoexame seja feito pelo menos uma vez ao mês. Essa inspeção deve ocorrer entre o sétimo e décimo dias após a menstruação e, no caso de quem não menstrua, a dica é escolher um dia fixo. Para não se esquecer do procedimento, procure associar essa data com alguma outra obrigação que tenha que ser cumprida mensalmente. O recado também vale para os homens, ao contrário do que muitos pensam existem casos de câncer de mama masculino.

Consultar-se com médicos especialistas, como o ginecologista, que trata do sistema reprodutor feminino, e o mastologista, responsável por prevenir, diagnosticar e tratar as doenças benignas e malignas da mama, ao menos uma vez ao ano é imprescindível.

Realizar os exames de rotina e sempre buscar tirar as dúvidas que possam surgir são gestos simples e rápidos que ajudam o Outubro Rosa a se estender por vários meses.

A mamografia deve ser feita anualmente após os 40 anos ou em qualquer idade, caso o médico ache necessário. Atualmente, também está sendo recomendada a ultrassom das mamas, principalmente, em mulheres mais jovens e em mamas mais densas

Ler mais sobre o assunto é outra sugestão para engajar-se no cuidado permanente com a saúde. Conhecer histórias de pessoas que tiveram, trataram e venceram o câncer de mama é uma estratégia para perceber que a prevenção deve ser frequente, pois muitas pessoas não fazem os exames por medo de detectar um sintoma, sofrer com o tratamento ou até de falecer.

 

Voltar Imprimir Ir ao Topo
Buscar no site