Compartilhe

Dom, 18/11Não-Me-Toque

frio

Mín 17°

Máx 25°

Chuva 88%

frio

Yahoo

Buscar no site
Av. Alto Jacuí, 840 - CEP 99470-000 - Fone: (54) 3332.2600 - E-mail: contato@naometoquers.com.br
Notícias
01.11.2018 - Saúde

Novembro azul: incentivando os homens a cuidarem da saúde

A campanha do Outubro Rosa, que foca na prevenção ao câncer de mama, já é bastante conhecida, e muita gente se empenha em incentivar as mulheres a cuidarem da própria saúde. Mas… e a saúde masculina?

O mês mudou e a cor também, dessa vez a conscientização é contra o câncer de próstata, assim como nos casos das mamas, o diagnóstico precoce pode salvar vidas e preservar o futuro. Para conscientizar também os homens sobre a importância de se cuidarem, surgiu o Novembro Azul, que tem como foco a importância da prevenção ao câncer de próstata.

Assim como acontece no Outubro Rosa, durante todo o mês de Novembro existe um esforço de mídia para informar a população sobre as principais doenças que acometem a população masculina, destacando as formas de detectá-la antecipadamente e ajudando a tirar o estigma dos exames que ajudam nas rotinas de check-up médico.

No Brasil, o câncer de próstata é o 2º mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma), segundo o Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). Conforme dados do INCA mais de 68 mil novos casos da doença e cerca de 13 mil mortes devem ocorrer ainda este ano em decorrência do câncer de próstata.

Bons hábitos, por mais clichê que pareçam, são de importância crucial na prevenção de doenças, inclusive do câncer de próstata. Quando falamos em prevenção é necessário destacarmos que algumas medidas preventivas são facilmente aplicáveis, como mudanças em hábitos de vida. É importante manter a prática de atividades físicas e uma alimentação rica em vegetais e pobre em gorduras

O diagnóstico só é possível por meio de dois exames: o antígeno prostático específico (PSA), que permite rastrear e definir a sequência ideal de tratamento nos pacientes com neoplasia de próstata avançada, e o ainda “temido” exame de toque.

Conheça a doença

O câncer de próstata é o resultado de uma multiplicação desordenada das células da próstata. Quando há presença de câncer, a glândula endurece, mas no começo não há sintomas, eles só costumam aparecer no estágio mais avançado, por isso é fundamental que se faça os exames preventivos anualmente a partir dos 50 anos de idade (ou 45 se houver casos de câncer de próstata na família).

Caso a alteração seja detectada, o médico pode solicitar outros exames além do PSA, como ultrassom transretal e biópsia da glândula, que consiste na retirada de fragmentos da próstata para análise, então só é feito o diagnóstico.

A evolução da doença é silenciosa e os sintomas são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata, chamado de HPB. Quando alguns sinais começam a aparecer, 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura.

Sintomas que merecem uma consulta ao médico

  • Sensação de que a bexiga não esvaziou completamente e a vontade de urinar persiste
  • Dificuldade de iniciar a passagem da urina e interromper o ato de urinar
  • Urinar em gotas ou jatos sucessivos
  • Necessidade de fazer força para manter o jato de urina
  • Necessidade urgente de urinar imediatamente
  • Dor na parte baixa das costas ou na pélvis (abaixo dos testículos)
  • Problemas em conseguir ou manter a ereção
  • Sangue na urina ou no esperma (casos muito raros)
  • Dor durante a passagem da urina, quando ejacula, nos testículos, na lombar, na bacia ou nos joelhos
  • Sangramento pela uretra
  • Na fase muito avançada, também pode haver dor óssea, sintomas urinários, infecção generalizada ou insuficiência renal

Você é convidado especial para participar das ações do Novembro Azul em Não-Me-Toque, organizadas pela Secretaria de Saúde juntamente com a Associação Amigos da Vida

Sábado, 10 de Novembro

 Pedágio Informativo

19 à 23 de Novembro

Semana da Conscientização Masculina: Orientações e agendamento de exames preventivos em todas as unidades de saúde

23 de Novembro, 19h30min

Jantar Alusivo ao Novembro Azul com palestra no Restaurante Eventus

29 de Novembro

 Culto Azul na Igreja Assembleia de Deus

Voltar Imprimir Ir ao Topo
Buscar no site