Compartilhe

Sáb, 27/05Não-Me-Toque

leve neve

Mín 15°

Máx 15°

Chuva 91%

leve neve

Yahoo

Buscar no site
Av. Alto Jacuí, 840 - CEP 99470-000 - Fone: (54) 3332.2600 - E-mail: contato@naometoquers.com.br

CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social

O Centro de Referência de Assistência Social-CREAS é uma unidade pública estatal de abrangência municipal, responsável pela organização e oferta de serviços da proteção social de média complexidade, ofertando serviços a famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social, por violações de direitos.

É responsável pela oferta de orientação e apoio especializados e continuados a indivíduos e famílias com seus direitos violados. O principal objetivo é o resgate da família, potencializando sua capacidade de proteção aos seus membros.

São atendidos no CREAS, crianças, adolescentes, jovens, mulheres, pessoas idosas, pessoas com deficiência, e famílias, que vivenciam situações de ameaça e violações de direitos por ocorrência de abandono, violência física, psicológica ou sexual, exploração sexual, situação de rua, vivência de trabalho infantil e outras formas de submissão a situações que provocam danos e agravos a sua condição de vida e os impedem de usufruir de autonomia e bem-estar.

A equipe é composta por uma Coordenadora, uma Assistente Social, uma estagiária de CIEE, uma Psicóloga. O CREAS localiza-se na Rua Coronel Alberto Schmidt, 99, Centro, no andar superior do antigo posto de saúde. O telefone para contato é (54) 3332-3328 e 9153-6409 ou através do e-mail creasnmt@naometoquers.com.br .

As principais ações da Equipe Técnica do CREAS são a acolhida e a escuta qualificada individual, voltada para a identificação de necessidades de indivíduos e famílias; produção de materiais educativos com suporte aos serviços; visitas domiciliares; atendimento sócio-familiar; atendimento Psicossocial individual e em grupos de usuários e suas famílias, inclusive com orientação jurídico-social em casos de ameaça ou violação de direitos individuais e coletivos, monitoramento da presença do trabalho infantil e das diversas formas de negligência, abuso e exploração, mediante abordagem de agentes institucionais em vias publicas e locais identificados pela existência de situações de risco.

Serviços ofertados no CREAS:

Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida (LA) e de Prestação de Serviços à Comunidade – Programa Municipal de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto – PEMSE.

É um Programa da Proteção Social de Média Complexidade, que foi implantado pelo Município, em 2009, em cumprimento ao Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo – SINASE. Este atende adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto e liberdade assistida, bem como suas famílias. Para tanto, foi firmado convênio com o judiciário e entidades em que os adolescentes cumprirão as medidas.

Programa de Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos – PAEFI

De acordo com o disposto na Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, é o serviço de apoio, orientação e acompanhamento a famílias com um ou mais de seus membros em situação de ameaça ou violação de direitos. Compreende atenções e orientações direcionadas para a promoção de direitos, a preservação e o fortalecimento de vínculos familiares, comunitários e sociais e para o fortalecimento da função protetiva das famílias.

O atendimento fundamenta-se no respeito à heterogeneidade, potencialidades, valores, crenças e identidades das famílias. O serviço articula-se com as atividades e atenções prestadas às famílias nos demais serviços socioassistenciais, nas diversas políticas públicas e com os demais órgãos do Sistema de Garantia de Direitos. Deve garantir atendimento sistemático, continuado e providências necessárias para a inclusão da família e seus membros em serviços socioassistenciais e/ou em programas de transferência de renda, de forma a qualificar a intervenção e restaurar direitos.

Voltar Imprimir Ir ao Topo
Buscar no site