Compartilhe

Sex, 26/05Não-Me-Toque

ventoso

Mín 17°

Máx 24°

Chuva 75%

ventoso

Yahoo

Buscar no site
Av. Alto Jacuí, 840 - CEP 99470-000 - Fone: (54) 3332.2600 - E-mail: contato@naometoquers.com.br

Projetos

11Projeto “Nessa Escola, a Família também Estuda.” (Parceria com COMDICA)

Objetivo: Trazer a família até a escola, para pensar a aprendizagem, a disciplina, dividir angústias, estudar temas atuais e relevantes à formação humana; Integrar a escola à família, estimulando o bom rendimento e a disciplina escolar; Discutir com os pais e responsáveis caminhos que possam levar a solucionar problemas enfrentados no dia a dia da escola, família e comunidade; Orientar todos que é dever da família acompanhar a educação escolar dos filhos; Fazer com que os pais e responsáveis sintam que a escola é de todos e assim, todos tem responsabilidade de zelar por ela; Conscientizar a todos os pais que devem freqüentar a escola sempre, não somente em dias festivos ou na entrega de avaliações; Fazer o aluno perceber que sua família incentiva e está presente na ação educativa e torce pelo seu sucesso; Dinamizar os encontros, tornando-as mais atrativas para chamar o maior número de pais; Possibilitar a troca de experiências entre as famílias e a escola; Ressaltar a importância da afetividade na escola e na família.

Ações: A partir da divulgação maciça, sensibilizar a Comunidade Escolar para a participação dos encontros de estudo a serem realizados durante o ano letivo; Os encontros terão como foco de estudo, assuntos relevantes à Comunidade Escolar; Os encontros serão no mínimo 3 (três) encontros anuais, de no máximo duas horas, seguindo um cronograma estabelecido pela Escola com o tema a ser trabalhado.


Projeto “Concurso Municipal de Oratória” (Parceria com o COMDICA)

Objetivo: Promover um concurso municipal de oratória, oportunizando o desenvolvimento da expressão oral, estimulando momentos de reflexão sobre temas de cunho social.

Desde 2014 a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto (SMECD) desenvolve  o projeto “Concurso Municipal de Oratória”, abrangendo, todos os alunos do 8º e 9º anos de todas as escolas da Rede Municipal de Ensino. Em 2015 contemplando também alunos do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio.

A SMECD se torna pioneira da região por instituir a oratória como programa de ensino, desenvolvendo nos alunos a capacidade crítica do jovem a assuntos da sociedade, a habilidade de falar em público, descobrindo e trabalhando novas lideranças e principalmente dando voz ao jovem.


violãoProjeto” Oficinas de Arte e Cultura”

Objetivo: Acolher todas as crianças, adolescentes e jovens do município, oportunizando a formação artística e musical, desta forma, desenvolvendo o gosto pela arte, a cidadania, auto-estima e a inserção social.

Ações: Oferecer no contra turno de aula, oficinas de violão, e canto coral a todos os alunos do município. As aulas são ministradas pelos professores de Música Juarez Fischer (violão) e Júlia Kuhn (coral).

 

 


44Projeto Escola no Campo

Objetivo: Orientar aos alunos quanto as técnicas corretas de aplicação de agrotóxicos e conscientizá-los para a preservação do Meio Ambiente.

 

 

 

 


Seminário “Não Jogue Com a Vida”

Conforme Lei Municipal nº. 3048 de 15 de março de 2005, de autoria do vereador Valdir Kirst, o Seminário visa sensibilizar e informar a comunidade, família, adolescentes e jovens quanto ao risco do consumo de substâncias químicas, suas consequências físicas, sociais, psicológicas e familiares, motivando à escolha de hábitos e atitudes saudáveis de vida.

A Secretaria trabalha a prevenção quanto ao uso das drogas lícitas e ilícitas, promovendo desta forma a valorização da vida, através de Seminários, Encontros com as famílias, Projetos escolares e parcerias com as demais Secretarias Municipais e outras entidades.


Poesia todo dia? Todo dia poesia!

É um projeto destinado aos alunos dos 5º anos do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino e que tem por objetivo promover a linguagem oral, a leitura e escrita através da poesia. A cada ano será escolhido um poeta que será referência base para o desenvolvimento de todas as atividades. A culminância do projeto ocorrerá com a realização de um Sarau de Poesias que premiará os participantes escolhidos pelas Escolas.


99Projeto “A Cidade da Gente”

Um projeto apoiado pela multinacional Monsanto, através da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, proporcionou a edição de um livro sobre Não-Me-Toque. O projeto, intitulado “A Cidade da Gente”, coordenado pelo escritor mineiro José Santos.

Participantes: 320 alunos dos 6º anos da Rede Municipal de Ensino.

 

 

 

 

 


Alfabetização Para Senegaleses

O objetivo é promover a aprendizagem da leitura, escrita e oralização e da Língua Portuguesa aos imigrantes senegaleses.

Participantes: 30 alunos


Projetos: Resgate Do Pinheiro Brasileiro e Papagaio Charão (UPF)

Através de atividades educativas e de conscientização o desafio do projeto é propor ações e práticas no sentido da conscientização do resgate e conservação da Araucária.

Participantes: 500 alunos da Rede Municipal de Ensino.


Projeto Formação de Leitores

Objetivo: A partir da contação de histórias, tornar a Biblioteca Pública Municipal e as Bibliotecas das escolas da Rede Municipal de Ensino mais atraentes aos leitores, especialmente as crianças, e também dar “vida” a este espaço,

A professora Cristina Angelita Vilani atende as Escolas do Município através de um cronograma de agendamento semanal, atendendo turmas do Jardim A e B, 2º e 3º ano.

As histórias contadas são relatadas utilizando recursos variados com ênfase na dramatização tendo sempre o intuito de manter a atenção máxima dos alunos, desenvolvendo assim nas crianças o prazer da leitura transportando-a ao mundo da imaginação.


Projeto: “Teclando Para o Futuro”

Objetivo: Oportunizar aos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, o  acesso às tecnologias de informação oferecendo curso de Informática básica útil no cotidiano e preparatório para as exigências do Ensino Médio e do mercado de trabalho.

Escolas: EMEF Santo Antônio e Valdomiro Graciano

Orientador do curso: Alex da Rocha Rosa


 

Voltar Imprimir Ir ao Topo
Buscar no site