Compartilhe

Sex, 26/05Não-Me-Toque

ventoso

Mín 17°

Máx 24°

Chuva 75%

ventoso

Yahoo

Buscar no site
Av. Alto Jacuí, 840 - CEP 99470-000 - Fone: (54) 3332.2600 - E-mail: contato@naometoquers.com.br

Programas

Além da saúde curativa oferecida nos postos de saúde, o objetivo maior da saúde pública são os programas e ações preventivas, que são os seguintes:

CONTROLE DA HIPERTENSÃO E DIABETES MELLITUS

controle hipertensão e diabetes 2 controle hipertensão e diabetesExistem no município aproximadamente 2.100 Hipertensos e 490 Diabéticos, cadastrados no SIAB – Sistema de Informação da Atenção Básica. Atualmente 12 grupos estão formados, totalizando em torno de 300 pessoas, nos bairros Martini, Viau, Industrial, Santo Antônio, Jardim, Centro (04 grupos). No Interior: Arroio Bonito, São José do Centro e Invernadinha. Os encontros são realizados mensalmente e a média de participantes nos grupos é de 20 pessoas.

PROGRAMA DE SAÚDE BUCAL

Todas as escolas e creches da rede municipal de ensino recebem mensalmente a visita do Auxiliar de Saúde Bucal para palestra aos alunos com a aplicação de flúor gel 1,23%, bochecho fluorado e ação coletiva dental supervisionada. Cada criança recebe uma escova dental por semestre. Foram adquiridos materiais educativos, como fitas de vídeo e material ilustrativo para a realização de palestras em educação de saúde bucal à população, especialmente as crianças da rede escolar. O atendimento odontológico é realizado na unidade de saúde mais próxima da escola onde estuda o aluno, agendado pela direção da escola.

Nas unidades de saúde do Município são atendidas crianças, adultos e idosos para a atenção curativa. São confeccionadas aproximadamente 14 próteses dentárias por mês, mediante inscrição e cadastro prévio.

AÇÕES DE SAÚDE DA CRIANÇA

ações saúde da criançaA saúde da criança é uma área central da atenção básica. De zero a cinco anos são atendidas em torno de 1.000 crianças nas unidades básicas de saúde, com as seguintes ações:

  • puericultura;
  • prevenção de infecções respiratórias agudas com a vacinação contra a influenza para crianças com até 4 anos;
  • avaliação antropométrica;
  • Monitoramento de agravos ou violência contra a criança;
  • Investigação de óbitos infantis e natimortos;

AÇÕES DE SAÚDE DA MULHER

acoes saude da mulher 1 acoes saude da mulher 2Quando engravidam, as mulheres são orientadas pelas equipes de ESF e EACS das Unidades de Saúde a procurarem atendimento médico para a realização de no mínimo sete consultas de pré-natal, as vacinas e exames necessários. São orientadas a participarem do Grupo de Gestantes, onde recebem orientações sobre gravidez, parto e puerpério. O município oferece exames de ecografia obstétrica para acompanhamento da evolução da gestação. Com estas medidas, procuramos evitar a gravidez de alto risco, levando a gestação a termo. Em caso de gestação de alto risco, as gestantes são encaminhadas a Passo Fundo para acompanhamento do pré-natal e nascimento.As gestantes têm a oportunidade de participarem dos grupos que são oferecidos pela Secretaria Municipal de Saúde nos turnos da tarde e noite. Durante o ano são realizados à tarde 03 cursos de 12 encontros cada um, com uma méda de participação de 15 gestantes por curso. À noite, com o nome de “Casal Grávido” são disponibilizados 03 cursos de 10 encontros cada, com uma média de participação de 15 gestantes por curso.

Outra importante ação desenvolvida pela Secretaria de Saúde, a partir de 2013 foi a campanha de prevenção do câncer de Mama, com a realização do Outubro Rosa e parceria com o Instituto da Mama do Rio Grande do Sul-IMAMA.

Exames preventivos de câncer de colo uterino e de mama.

2010: 1.125
2011: 1.325
2012: 1.296
2013: 1.248

GRUPO DE MULHERES

grupo de mulheres1 grupo de mulheres2 grupo de mulheres3São realizados grupos de mulheres nos Bairros: Industrial, Santo Antônio, Jardim, Viau, São José do Centro e no Centro Municipal de Saúde, com encontros semanais e/ou quinzenais. Participam dos encontros os profissionais das Unidades de Saúde e os ACSs. São desenvolvidas várias atividades, com destaque para as relacionadas ao artesanato.

No Mês de Outubro dentro das comemorações do ” Outubro Rosa ” são realizadas várias atividades direcionadas a prevenção do Câncer de Mama e Colo de Útero, com a Sala de Espera, orientando as mulheres para a prevenção da doença.

VIGILÂNCIA SANITÁRIA

O Setor de Vigilância Sanitária executa ações referentes à fiscalização em estabelecimentos comerciais, de alimentos, agro-indústrias, escolas de ensino infantil e fundamental, Instituto de longa permanência para idosos, drogarias, laboratórios de análises clínicas e prestadores de serviços na área da saúde de baixa e média complexidade, doenças transmitidas por alimentos, água para consumo humano, controle e combate as zoonoses e vetores, bem como as atividades de educação em vigilância sanitária, envolvendo toda a população de Não-Me-Toque.

VIGILÂNCIA EM SAÚDE

Entre ações desenvolvidas à população estão:

  • Notificação e investigação de agravos de notificação compulsória – SINAN;
  • CTA – Centro de Testagem e Aconselhamento em HIV, VDRL e Hepatites Virais (Be C);
  • Coleta de exames confirmatórios e de controle para hepatites virais através do programa GAL;
  • Encaminhamento para serviço de atendimento especializado em Hepatites e HIV;
  • Exames de escarro e RX tórax para pacientes com suspeita ou diagnóstico de tuberculose;
  • Realização do teste de PPD-ID ou reação de Mantoux;
  • Monitoramento do paciente do programa nacional de controle da tuberculose;
  • Encaminhamento de pacientes com diagnóstico de Hanseníase para dermatologia sanitária de Porto Alegre;
  • Monitoramento do paciente do programa nacional de controle da hanseníase;
  • Realização do teste de sensibilidade para auxiliar no diagnóstico da hanseníase;
  • MDDA – Monitoramento das Doenças Diarréicas Agudas;
  • Desenvolvimento do Programa Nacional de Imunizações – SI-PNI Campanhas de vacinação: conforme o programa nacional de imunizações;
  • Campanhas de vacinação: conforme o programa nacional de imunizações;
  • Monitoramento de eventos adversos pós vacinais;
  • Implantação do SISCAN e SISMAMA WEB – Sistema de Informação do Câncer de Colo de Útero e Mama.
  • Alimentação do Sistema de Informação em Saúde do trabalhador (Digitação de Rinas);
  • Desenvolvimento do Programa GUD – gerenciamento de usuários com deficiência, com o fornecimento de insumos e assistência ao paciente ostomizado e com deficiência.

Realização de Exames:

Exames laboratoriais:

2010: 26.282
2011: 27.225
2012: 27.467
2013: 29.950

Exames de diagnóstico(RX, Ultrassom, Endoscopia, Anátomo Patológicos, Mamografias e Teste Ergométrico)

2010: 3.705
2011: 4.782
2012: 3.999
2013: 3.093

VIGILÂNCIA AMBIENTAL (combate à dengue)

Atualmente o município possui 116 focos positivos para o mosquito Aedes Aegypti transmissor da dengue (levantamento realizado até o dia 15 de maio de 2014). 06 agentes de combate as endemias estão fazendo o trabalho de prevenção e eliminação dos focos, atuando em (PE’S) Pontos Estratégicos com tratamento, (Li + T) Levantamento de Índice + tratamento, (PVE’S) Pesquisa Vetorial Especial (denúncias).

O ciclo é realizado de 2 em 2 meses, totalizando 06 ciclos no ano, visitando 100% dos imóveis, ou seja 7.001 imóveis.

Foi implantado o programa LIRA – Levantamento do Índice Rápido Amostral onde se avalia a infestação do Mosquito transmissor da dengue no Município. Trabalho realizado a cada quadrimestre.

Outro trabalho que vem sendo realizado pelos Agentes de Combate as Endemias é o controle do barbeiro, transmissor da doença de chagas com o monitoramento mensal aos Postos de Informações de Triatomíneos.

SAÚDE MENTAL

Programa para reabilitação e Integração no Tratamento da Dependência Química

programa saude mental 1 programa saude mentalEste trabalho prevê atendimentos psicossociais e terapêuticos aos usuários de substâncias psicoativas.O objetivo é proporcionar suporte profissional interdisciplinar aos usuários de substâncias psicoativas e a seus familiares, visando a manutenção da abstinência do uso de drogas e a melhoria na qualidade de vida.

Atendimentos proporcionados:

  • Social
  • Psicológico
  • Médico clínico
  • Médico psiquiátrico
  • Enfermagem

Como são realizados os atendimentos:

  • Individuais
  • Grupos
  • Internação (quando necessários)

Grupos realizados:

  • Grupo de Usuários de Substâncias Psicoativas
  • Grupo Renascer (usuários em abstinência)
  • Grupo Corrente da Esperança (familiares
Ano Nº de atendimentos no Centro Comunitário Atendimento psicológico (CCAP)
2013 2.195
2012 3.173
2011 3.797
2010 4.162

(*) a diminuição dos atendimento deu-se em função da alteração da metodologia de cômputo e não da redução de pacientes.

ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA/ESTRATÉGIA DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE

DSC00862estratégia de saúde da familia3368O Município conta com 04 Equipes de Saúde da Família e 01 Equipe de Agentes Comunitários de Saúde, com um total de 24 Agentes Comunitárias de Saúde. As equipes de Saúde da Família estão instaladas nos Bairros Jardim, Santo Antônio, Industrial e Centro, com uma cobertura de 87 % da população. No Bairro Industrial o posto de saúde está sendo ampliado para receber a equipe.

Ano Visitas domiciliares pelos ACS
2013 23.495
2012 31.126
2011 27.464
2010 21.004

QUALIFICAÇÃO E CONTROLE SOCIAL

O Conselho Municipal de Saúde é composto de 28 conselheiros, 14 representando os Prestadores de Serviços, governo e profissionais de saúde e 14 representando os usuários. As reuniões são mensais ordinárias. Ocorrem ainda assembléias extraordinárias e Audiências Públicas.

PROGRAMA DE REEDUCAÇÃO ALIMENTAR

Os grupos de Reeducação Alimentar são desenvolvidos na Academia de Saúde, 3 vezes por semana, com as seguintes atividades:

  • Avaliação antropomética (peso, altura, IMC e cintura/quadril);
  • Alimentação saudável;
  • Dietas: hipocalóricas , hipolipídicas, hipossódicas, hipercelulosicas;
  • Atividades educativas em geral;
  • Atividades físicas: aeróbica (dança), musculação, circuitos, alongamento com bola, ginástica;
  • Atividades educativas com psicóloga;
  • Realização e controle de exames laboratoriais.

CONSÓRCIO COMAJA

Através do Consórcio Intermunicipal do Alto Jacuí-COMAJA o município disponibiliza aos seus usuários exames de ultrassom, Raio X, Fisioterapia, Tomografias Computadorizadas, Ressonâncias Magnéticas, cirurgias, consultas psiquiátricas e neurológicas e outros atendimentos especializados.

PROGRAMA MAIS MÉDICOS PARA O BRASIL – Cooperação Internacional

programa mais médicos para o brasil 1 programa mais médicos para o brasil 2O Município conta com 02 profissionais cubanos do Programa Mais Médicos para o Brasil, que iniciaram suas atividades no mês de maio/2014, atendendo no Bairro Santo Antônio e no Centro Municipal de Saúde, com carga horária de 40 horas semanais – 32 horas de atendimento e 08 para realização de estudos de especialização.

TELESSAÚDE BRASIL

telesaúde brasilImplantado no Centro Municipal de Saúde, nos Bairros Santo Antônio , Jardim e Industrial.O TelessaúdeRS é uma estratégia de qualificação dos profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF) por meio da oferta de teleconsultorias sobre casos clínicos, processo de trabalho, educação em saúde, planejamento, monitoramento e avaliação de ações em atenção primária à saúde (APS). É dirigido a todos os profissionais que fazem parte da equipe de Saúde da Família, como médicos, enfermeiros, odontólogos, técnicos de enfermagem, técnicos e auxiliares em saúde bucal, agentes comunitários de saúde e demais profissionais que fazem parte das equipes de atenção primária e/ou dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família.

Além de responder às solicitações de teleconsultoria através da Plataforma de Telessaúde, oferecemos também ações de educação permanente em saúde como cursos, webpalestras, webconferências de acompanhamento e com a produção de Segundas Opiniões Formativas.

O objetivo principal é qualificar o trabalho das equipes de atenção primária à saúde, fortalecendo os atributos da APS.

PROGRAMA DE MELHORIA DO ACESSO E DA QUALIDADE DA ATENÇÃO BÁSICA

O PMAQ está sendo implantado nas Equipes de Saúde da Família do Centro Municipal de Saúde, Bairro Santo Antônio, Industrial e Jardim. A contratualização foi concluída e estamos aguardando o resultado da avaliação externa realizada em abril de 2014 pelo Ministério da Saúde, para o recebimento dos recursos do Programa, para serem investidos na qualificação das equipes e gratificação de todos os profissionais envolvidos nas ações da atenção básica do Município.

ACADEMIA DE SAÚDE

Concluída em Junho de 2013, a Academia de Saúde ao ar livre instalada na Praça Central está em pleno funcionamento com atividades diversas desenvolvidas por profissionais de educação física, nutricionista e psicóloga. São atendidos naquele local, grupos de hipertensos e diabéticos, reeducação alimentar, saúde mental, grupos livres/mistos. Atividades desenvolvidas: Atividades físicas (aeróbica (dança), musculação, circuitos, alongamentos, ginástica, aparelhos da academia) atividades educativas,

PROGRAMA NACIONAL DE CONTROLE DO TABAGISMO

O programa é destinado a ajudar os participantes a deixarem de fumar, fornecendo-lhes todas as informações e estratégias necessárias para direcionar seus próprios esforços neste sentido. Ele consiste de uma abordagem ativa e pragmática, em que os participantes são incentivados a aplicar o que aprenderam com o programa em outros aspectos de sua vida. O programa disponibiliza atendimentos em grupos e internação, quando necessário, sendo os acompanhamentos e orientações realizados pelo psicólogo e médico.

Voltar Imprimir Ir ao Topo
Buscar no site