A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
26 de abril de 2016 as 11:15 / Saúde, Sem categoria

Hospital Notre Dame Julia Billiart apresenta grave crise financeira que ameaça continuidade dos serviços

Na tarde da última quarta-feira (20), a Prefeita Teodora Lütkemeyer acompanhada do Secretário Municipal de Saúde Marco Costa, Presidente da Câmara de Vereadores Paula Samuel Van Schaik, Vereador Gilson dos Santos, Presidente da ACINT Cristiano Lima, Integrantes do Conselho Municipal de Saúde, Integrantes do CDES, representantes da Administração Municipal de Victor Graeff e Lagoa dos Três Cantos, recebeu representantes da Congregação Notre Dame para uma reunião, em que foi apresentado o agravamento na crise financeira que vem tornando insustentável a continuidade das atividades do Hospital Notre Dame Julia Billiart em Não-Me-Toque.

Segundo a Congregação, os valores utilizados nos últimos anos para cobrir déficit financeiro do Hospital Notre Dame ultrapassam a faixa dos 4 milhões de reais e a organização religiosa não possui mais condições de arcar com o crescimento do déficit dos serviços hospitalares em Não-Me-Toque.

A Congregação comunicou para a Administração Municipal a decisão de encerrar atividades gradativamente, caso não reverta-se o quadro de subfinanciamento. Na ocasião, as irmãs de Notre Dame fizeram referência à dificuldade de manutenção de duas entidades Hospitalares no município, o que ocasiona a divisão dos recursos, inclusive dos pacientes particulares e de convênios, trazendo dificuldade para ambas as instituições suportarem as despesas.

Diante dos números e as decisões encaminhadas pela Congregação Notre Dame, as Administrações Municipais de Não-Me-Toque, Victor Graeff e Lagoa dos Três Cantos tentarão de forma rápida nas próximas semanas planejar um plano de ajuda ao hospital, chamando inclusive as comunidades para participarem de audiências públicas para que toda a problemática seja apresentada, debatida e resolvida.

Apesar da assistência hospitalar ser uma responsabilidade do Estado, os municípios é que são demandados nos momentos de dificuldades e que estão mantendo os Hospitais.  Além dos valores dos contratos do sistema Único de Saúde mostrarem-se insuficientes, ainda são comuns atrasos. Somente os valores do serviço de urgência e emergência estão atrasados desde dezembro de 2015.

“Estamos preocupados com a atual situação e honramos nosso compromisso com os dois hospitais da cidade, o que nos preocupa é falta de repasse por parte do Estado. Estamos estudando uma possível solução junto a entidade pois queremos manter o funcionamento desta importante instituição em nosso Município”, comentou a Prefeita Teodora.

 


Notícias Semelhantes
Não-Me-Toque/RS
Av. Alto Jacuí, 840 - CEP: 99470-000
Telefone: (54) 3332 2600
E-mail: contato@naometoquers.com.br
Expediente:
08:15 às 11:30 - 13:30 às 17:00
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir