A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
03 de junho de 2008 as 11:13 / Saúde, Sem categoria

IV Semana do Meio Ambiente de Não-Me-Toque 2ª GINCANA AMBIENTAL

02 a 06 de junho de 2008

O Departamento de Meio Ambiente (SMSMA) programou para a agenda da Semana do Meio Ambiente deste ano uma variedade de atividades culturais, com o intuito de proporcionar à comunidade nãometoquense diferentes oportunidades de comemoração ao dia Mundial do Meio Ambiente (05 de junho).

No dia 05 de junho também se comemora o dia da Ecologia, e é dentro deste contexto que será lançada oficialmente a Campanha de retomada da Coleta Seletiva do Lixo no Município de Não-Me-Toque.

 

Eventos da Semana do Meio Ambiente 2008

O grande objetivo da Semana do Meio Ambiente é oportunizar formas de integrar educação ambiental, cidadania e compromisso sócio-ambiental com atividades de lazer e entretenimento. Para isso, estarão sendo oferecidas as seguintes atividades:

Lançamento Oficial da Campanha de retomada da Coleta Seletiva do Lixo no Município no dia 05 de junho, a SMECD fará a distribuição do folder da campanha da Coleta Seletiva nas escolas, oportunidade em que alunos receberão informações a respeito da nova metodologia da Coleta Seletiva do Lixo, que terá início a partir do mês de agosto.

2ª Gincana Ambiental atividade que reúne alunos de 5ª a 8ª série das escolas do Município. As tarefas da gincana têm o propósito de direcionar os alunos para a importância da ecologia e da biodiversidade, com enfoque na gestão de resíduos. Este ano, cinco equipes se inscreveram: EMEF Santo Antônio (vencedora em 2007), EMEF Amália Kerber, EMEF Carlos Gomes, EMEF Ernesto João Cardoso e EMEF Valdomiro Graciano.

Palestra – ‘A Preservação do Meio Ambiente pelo olhar de uma artista plástica. Inspirada pelo amor à natureza, e em mergulhos no fundo do mar, a artista plástica Vera Reichert irá contar sua experiência de mergulhadora, trazendo fotografias dos diversos locais que visitou.

Vernissage – exposição de telas fotográficas da artista plástica de Campo Bom, Vera Reichert, com imagens de mergulho e de lagoas, descrevendo a poluição destes locais através de olhar artístico. As telas da artista poderão ser prestigiadas na sala de eventos da Acint, dia 02, e posteriormente na Casa da Cultura, em exposição que deve se estender por todo o mês de junho.

Oficina – reaproveitamento de resíduos para a confecção de peças artesanais. Coordenada pela artesã e acadêmica de Bacharelado em Ciências Biológicas na UPF, Juliana de Oliveira da Rosa, irá trabalhar a confecção de objetos a partir de jornais e garrafas ‘pet’ vazias em duas turmas (quarta-feira e quinta-feira). As inscrições para participar são limitadas, e estarão abertas até o dia da oficina.

Atrações Teatrais – Três verdadeiros espetáculos teatrais foram especialmente programadas para a Semana do Meio ambiente (confira a sinopse das peças).

Na quarta-feira, o Grupo Camaleões da Comédia, de Passo Fundo, traz uma peça que tratará a questão da Coleta Seletiva, para alunos de 5ª a 8ª séries das escolas do Município (seções matinais). Também será exibida para alunos do EJA (seção noturna), oportunidade em que o espetáculo estará aberto ao público em geral. Esta atração conta com importante incentivo da Cotrijal, que também aprova este espetáculo, todos os anos, na Expodireto.

Na quinta-feira, o Gurpo de teatro Cara-de-Pau apresenta a peça CãoFusão, que será exibida a estudantes de séries iniciais (4 a 6 anos de idade). A E. Orlando Roos é parceira da Semana do Meio Ambiente nesta atração.

E na sexta-feira, Não-Me-Toque será o palco do espetáculo Til Eulenspiegel, com atração montada pelo GRUPO VIRAMUNDOS, da UPF.

 

SINOPSES DAS PEÇAS:

A Coleta Seletiva (GRUPO CAMALEÕES DA COMÉDIA): A comédia é marca registrada desta trupe de teatro.  Conhecida por suas apresentações durante a feira da Expodireto (Cotrijal), a trupe traz agora um espetáculo que trata, com muito humor, de questões relacionadas à coleta seletiva do Lixo. Duração 30 min.

CãoFusão (GURPO DE TEATRO CARA-DE-PAU): Tic Tac e Jeremias são dois palhaços que atuam nas ruas. Em uma dessas aventuras engraçadas, são confundidos, vejam só, com guardas florestais. Pois assim sendo, devem eles, os palhaços, proteger uma floresta contra o terrível destruidor. A partir desta situação inicial é que aumenta a Confusão. As crianças participam na história com certeza ao lado dos amados e divertidos palhaços. A idéia principal do espetáculo, além é claro de divertir é conscientizar mesmo o público infantil a valorizar, amar e cuidar do nosso meio ambiente. Duração: 50 min.

Til Eulenspiegel (VIRAMUNDOS): A peça Till Eulenspiegel é baseada em uma lenda popular alemã, transposta para o teatro pela escrita de Luís Alberto de Abreu, e conta a história de um grupo de atores que narra a vida deste anti-herói, um pobretão ordinário e embusteiro que, veio ao mundo para anarquizar e se divertir às custas dos outros. Um espetáculo que se dedica à realidade quotidiana e prosaica das pessoas comuns, buscando através do riso, do grotesco, da figura do anti-herói, expor em cena uma prática social e os vícios humanos. Utiliza uma série de instrumentos diretamente ligados à técnica narrativa, como a comunicação direta entre ator e público, a música como comentário da ação, a ruptura de tempo-espaço entre as cenas, enfim, todos os elementos que compõem uma comédia épica. Duração: 70 min.

O Departamento de Meio Ambiente agradece a parceria e o apoio dos órgãos e empresas que de alguma forma auxiliaram no desenvolvimento desta programação, em especial ao Conselho Municipal de Meio Ambiente, à Secretaria Municipal da Educação Cultura e Desporto, e à Cotrijal, sem os quais a realização deste projeto não seria possível.

 


PROGRAMAÇÃO DA IV SEMANA DO MEIO AMBIENTE:

 


02 de Junho

09:00: solenidade de abertura da Semana do Meio Ambiente com presença de autoridades e público convidado.

09:20: Palestra: A Preservação do Meio Ambiente pelo olhar de uma artista plástica.

11:20: Vernissage: telas fotográficas com imagens de mergulho e de lagoas, tratando a poluição através de olhar artístico.

Artista plástica: Vera Reichert

Local: Sala de eventos da ACINT.

 

03 de Junho

08:30 às 11:30: Gincana Ambiental

14:00 às 17:00: Gincana Ambiental

Local: Ginásio Municipal Breno Kirinus (Poliesportivo)

 04 de Junho

08:30 às 11:30: Oficina – TURMA A

Instrutora: Juliana de Oliveira da Rosa

Local: Sala de reuniões da SMECD

 

Espetáculo: O Meio Ambiente e a Coleta SeletivaGrupo Camaleões da Comédia.

Espetáculo em 3 seções (Duração: 30 min)

09:00: alunos 5ª a 8ª séries (1ª TURMA)

10:30: alunos 5ª a 8ª séries (2ª TURMA)

20:00: alunos EJA e público em geral

Local: Salão Cristo Rei.

 

05 de Junho

Dia Mundial do Meio Ambiente

Dia Mundial da Ecologia

 

Lançamento Oficial da Campanha da Coleta Seletiva do Lixo no Município com atividades especiais nas escolas.

08:30 às 11:30: Oficina – TURMA B

Instrutora: Juliana de Oliveira da Rosa

Local: Sala de reuniões da SMECD.

 

15:30: Espetáculo: CãoFusão (PÚBLICO INFANTIL) – Grupo de Teatro Cara-De-Pau (Duração: 50 min)

Local: Hangar da E. Orlando Roos & Cia Ltda – filial 1, saída para Caraznho.

 

06 de Junho

Encerramento da Semana do Meio Ambiente

19:30: Espetáculo: Til EulenspiegelGRUPO VIRAMUNDOS – (UPF)

Espetáculo aberto à comunidade (Duração: 70 min)

Local: em frente à praça Dr. Otto Schmitt, ao lado do banco Santander.

 


REALIZAÇÃO:

DEPARTAMENTO DE MEIO AMBIENTE (SMSMA) DE NÃO-ME-TOQUE

 

PARCEIROS

******* CONSELHO MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE

******* SMECD

****** COTRIJAL

*** CORSAN

*** BANCO DO BRASIL

** E. ORLANDO ROOS & CIA LTDA

** GRAPEL

 

APOIO

ACINT


Notícias Semelhantes
Não-Me-Toque/RS
Av. Alto Jacuí, 840 - CEP: 99470-000
Telefone: (54) 3332 2600
E-mail: contato@naometoquers.com.br
Expediente:
08:15 às 11:30 - 13:30 às 17:00
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir