Compartilhe

Dom, 16/12Não-Me-Toque

noite limpa

Mín 20°

Máx 31°

Chuva 88%

noite limpa

Yahoo

Buscar no site
Av. Alto Jacuí, 840 - CEP 99470-000 - Fone: (54) 3332.2600 - E-mail: contato@naometoquers.com.br
Notícias
05.11.2009 - Governo

Agora é lei: Não-Me-Toque Capital Nacional da Agricultura de Precisão

 

 

Em 29 de outubro de 2009, o Presidente da República sancionou a Lei nº 12.081 que Confere ao Município de Não-Me-Toque, o título de Capital Nacional da Agricultura de Precisão.

 

A conquista do título de Capital Nacional de Agricultura de Precisão começou a ser validada aqui no Município de Não-Me-Toque, quando no ano de 2007 a Lei Municipal nº 3.343, reconheceu a cidade como "Centro de Excelência em Agricultura de Precisão". Após a Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul aprovou projeto do deputado Giovani Cherini (PDT), declarando Não-Me-Toque a "Capital da Agricultura de Precisão",  Lei Estadual nº 12.744 de 2007.

 

O reconhecimento nacional ao pioneirismo da localidade gaúcha na utilização de sinais de satélite e softwares para interpretação de dados geoprocessadores na agricultura é fruto de proposição de autoria deputado federal Luis Carlos Heinze (PP-RS), aprovada no Congresso Nacional.

 

Em setembro de 2009, a Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado Federal aprovou o Projeto de Lei nº 124/09 que confere ao município de Não-Me-Toque, o título de "Capital Nacional da Agricultura de Precisão".

 

O projeto teve parecer favorável do relator, senador Gilberto Goellner (DEM/MT). "Com respeito ao mérito, entendemos que a proposta está em linha com o desenvolvimento tecnológico alcançado por Não-Me-Toque, município pioneiro na mecanização agrícola no país", considerou o parlamentar.

 

Goellner explicou que "agricultura de precisão" é o manejo específico e diferenciado de pequenas unidades de terra em contraste com o manejo tradicional, onde um campo inteiro é compreendido como uniforme, ou, no máximo, dividido em talhões. Essa técnica de se administrar pequenas áreas de terra individualmente ficou possível devido à disponibilidade de sistemas de posicionamento global, por meio do uso de satélites. Isso permitiu que se pudesse mensurar precisamente a fertilidade e a produtividade de cada uma dessas pequenas áreas, e também aplicar insumos agrícolas de acordo com a especificidade de cada uma delas.

 

Honrado pela conquista e aprovação de seu Projeto, o parlamentar gaúcho Luis Carlos Heinze destaca que a homenagem à história de Não-Me-Toque, nada mais é, do que um modo de retribuir os avanços das pesquisas e projetos desenvolvidos na região. "Tornar essa lembrança federal é um meio de fazer com que toda a sociedade brasileira saiba que a modernização no campo e os ganhos de produtividade das lavouras são alguns dos resultados das práticas modernas usadas há décadas no município. Por certo, é um diploma histórico para ser exibido com muito orgulho por toda a comunidade".

 

O Prefeito Antônio Vicente Piva, comemora com muita emoção a sanção da lei que confere ao Município o título de Capital Nacional de Agricultura de Precisão. "Não-Me-Toque, há mais de 10 anos, através do Projeto Aquarius, tem produzido muita tecnologia, e agora através de um longo processo que envolveu parlamentares municipais, estaduais e federais, foi agraciada com o título".

 

"É aqui em Não-Me-Toque cidade do interior gaúcho, que tem perto de 16.000 habitantes, que se desenvolve uma tecnologia de 1º mundo. Apenas 1% da população mundial utiliza Agricultura de Precisão, e nós Não-me-toquenses somos pioneiros nesta tecnologia. Estendo este reconhecimento a toda comunidade e as empresas que aqui estão instaladas e os parabenizo pela conquista", frisou Prefeito Piva.

Clique aqui para acessar a lei Agricultura de Precisão

 

Voltar Imprimir Ir ao Topo
Buscar no site