A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
12 de março de 2015 as 16:17 / 16º Expodireto Cotrijal, Sem categoria

Secretário de Agricultura participa do VIII Fórum Florestal

 

 

O Auditório Central da Expodireto Cotrijal 2015 sediou durante a manhã desta quinta-feira (12) o 8º Fórum Florestal do Rio Grande do Sul, realizado pela Cotrijal, Secretaria da Agricultura, Pesca e Abastecimento do Estado e Instituto Brasileiro da Erva-Mate (Ibramate). O evento contou com a presença do Presidente da Emater, Clain Khun, do Secretário de Agricultura do Estado Ernani Pollo, do Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente Ivan Machry e do Coordenador do fórum Engenheiro Agrônomo, Valdir Zonin.

O fórum discutiu questões voltadas à produção florestal e também sobre a produção de erva-mate no Estado. Conforme dados do IBGE, o Rio Grande do Sul foi o Estado com a maior produção de lenha em 2014 e de acordo com a Associação Gaúcha de Empresas Florestais (Ageflor), a tendência é de que a liderança deste ranking seja mantida para 2015.

O primeiro painel abordou sobre “A Mecanização para Colheita da Erva-Mate”. De acordo com o engenheiro agrônomo da Emater Valdir Zonin, a erva-mate atualmente está chegando ao consumidor com o preço muito alto e é preciso estudar mecanismos e inovações que auxiliem o produtor a produzir mais com mais economia, podendo o consumidor final comprar o produto com um preço menor.

O segundo painel tratou da “Mecanização para a Colheita Florestal”, debatendo alternativas que visem diminuir o a mão de obra utilizada nesta área, trazendo mais economia e agilidade na colheita.

“Hoje o produtor recebe um preço justo, porém para o consumidor a erva-mate tem um custo alto. Este fórum é de imensa importância uma vez que busca trazer inovações para o setor”, comentou Ivan Machry, Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.

 

 


Notícias Semelhantes
Não-Me-Toque/RS
Av. Alto Jacuí, 840 - CEP: 99470-000
Telefone: (54) 3332 2600
E-mail: contato@naometoquers.com.br
Expediente:
08:15 às 11:30 - 13:30 às 17:00
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir