A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
26 de junho de 2017 as 09:17 / Obras e Saneamento

Julho, o mês de combate às Hepatites Virais

O Dia Mundial de Combate as Hepatites Virais ocorre em 28 de julho e foi instituído em 2010 pela Organização Mundial de Saúde. Desde então, o Ministério da Saúde, por meio do seu Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Vigilância em Saúde, vem cumprindo uma série de metas e ações integradas de prevenção e controle para o enfrentamento da doença no Brasil.

O termo hepatite designa inflamação hepática. As hepatites virais são a causa mais conhecida de hepatite e as que mais amedrontam no diagnóstico. No nosso meio, há três principais tipos de vírus causadores de hepatite: o vírus da hepatite A (HVA), o vírus da hepatite B (HBV) e o vírus da hepatite C (HCV.

A Hepatite Viral é uma doença silenciosa sendo um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo.

As hepatites virais tipo B e C podem permanecer no organismo sem manifestar sintomas e causar sérios danos ao fígado, são transmitidas através do sangue e secreções. A maioria das pessoas descobre que são portadoras de hepatite viral após a doação de sangue.

Sintomas:  cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

Prevenção: vacinação (somente para hepatite B), devemos evitar comportamento de risco como o contato com sangue e secreção sem proteção, fazer tatuagens e colocação de piercings somente em locais autorizados, não compartilhar seringas ou aparelhos com lâmina.

Dia 28 de julho é dia de luta contra as hepatites virais, durante este dia a Secretaria Municipal de Saúde estará disponibilizando de forma gratuita testes rápidos para detecção de hepatite tipo B e C na unidade móvel da Secretaria que ficará estacionada em frente à Praça Dr Otto Schmiedt das 8:30 às 11:00 e das 13:30 às 16:30, é necessário o cartão SUS ou CPF.

 


Notícias Semelhantes
Não-Me-Toque/RS
Av. Alto Jacuí, 840 - CEP: 99470-000
Telefone: (54) 3332 2600
E-mail: contato@naometoquers.com.br
Expediente:
08:15 às 11:30 - 13:30 às 17:00
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir