A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
13 de agosto de 2018 as 09:24 / Educação

Roseana Murray é a autora escolhida para o Projeto “Poesia Todo Dia? Todo Dia Poesia!”

Muitos projetos das Escolas da Rede Municipal de Não-Me-Toque, têm em seu objetivo principal a leitura e escrita de seus alunos. São inúmeras as ações dos professores para que seus alunos leiam e escrevam cada vez melhor. Porém, sabe-se que é necessário constantes estímulos, exemplos, oportunidades e acesso para que realmente os alunos se tornem leitores efetivos, e vivam a leitura descobrindo o prazer que existe em ler.

A leitura tanto quanto qualquer outra atividade intelectual, esportiva, social ou afetiva, precisa mostrar-se prazerosa aos sentidos, ao coração e à mente do leitor. Enquanto ela for apenas uma tarefa escolar, com cobrança de cunho pedagógico ou um hábito (como algo que se faz por necessidade), é possível que os leitores continuem lendo esporadicamente.

Segundo Maria Helena Frantz, o texto poético na Escola instiga a imaginação da criança, desenvolve a sua sensibilidade e criatividade, apelando para sua fantasia. Segundo a autora, cabe à Escola criar um ambiente propício e trabalhar tão logo que a criança chegue a ela perpassando por todas as séries, sem interrupção. Portanto, a poesia pode ser um dos gêneros de leitura que leve a formação de leitores, pois ela é, por sua natureza, lúdica, mágica e criativa.

Desta forma, na sexta-feira (10), foi dado início no Auditório da Prefeitura Municipal mais uma edição do Projeto Poesia Todo Dia? Todo Dia Poesia! que trabalhará neste ano com aproximadamente 133 alunos dos 5º anos do Ensino Fundamental obras da autora Roseana Murray

Sobre a autora

Roseana Murray escreve que, como Neruda, para nascer, nasceu. Filha de imigrantes poloneses que vieram para o Brasil antes da Segunda Guerra fugindo do antissemitismo, a autora passou a infância no bairro do Grajaú, no Rio de Janeiro. E quem diria que este seria o grande tema de suas poesias? Roseana, que diz adorar a vida no campo, prefere olhar o lado silencioso da vida e viver no mato. Seus poemas que giram em torno do universo infantil apresentam uma belíssima visão da infância, com um olhar atento, peculiar e absolutamente criativo.

 

Todo seu trabalho pode ser conhecido através do site pessoal da autora.

 

Estiveram presentes além do Vice-Prefeito em Exercício do Cargo de Prefeito Pedro Paulo Falcão da Rosa, a Secretária de Educação Eli Donatti, membros do Setor Pedagógico da Secretaria de Educação, alunos e professores.


Notícias Semelhantes
Não-Me-Toque/RS
Av. Alto Jacuí, 840 - CEP: 99470-000
Telefone: (54) 3332 2600
E-mail: contato@naometoquers.com.br
Expediente:
08:15 às 11:30 - 13:30 às 17:00
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir