A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
20 de agosto de 2018 as 13:49 / Saúde

400 crianças são vacinadas contra Sarampo e Poliomielite no Sábado!

A Secretaria de Saúde de Não-Me-Toque realizou no sábado (18), o dia “D” da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo nas Unidades Básicas de Saúde.

Durante todo o dia, as Unidades Básicas de Saúde dos Bairros estiveram abertas para atender o público alvo, crianças de um ano até quatro anos 11 meses e 29 dias. No Município, são 762 crianças em Não-Me-Toque dentro desta faixa etária.

Conforme dados da sala de Vacinas da Secretaria de Saúde, foram vacinadas 400 crianças no sábado, sendo até agora 85% da meta atingida. Os pais tem até o dia 31 de agosto para procurar a sala de Vacinas da UBS Central e vacinar seus filhos.

O que é Sarampo?

O sarampo é uma doença infecto-contagiosa causada por um vírus chamado Morbillivirus. A enfermidade é uma das principais responsáveis pela mortalidade infantil em países sub-desenvolvidos. Seus sintomas incluem febre e manchas no corpo, e o tratamento é feito para atenuar estes sintomas.

As vacinas para o sarampo são dadas na infância, e isso fez com que, em 2016, o Brasil tenha recebido da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) o certificado de eliminação da circulação do vírus do sarampo.

No entanto, em 2018 o país enfrenta dois surtos de sarampo, em Roraima e Amazonas, com mais de mil casos confirmados.

Campanha contou com apoio do Rotary e Rotaract

O que é Poliomielite?

Poliomielite é uma doença viral que pode afetar os nervos e levar à paralisia parcial ou total. Apesar de também ser chamada de paralisia infantil, a doença pode afetar tanto crianças quanto adultos.

Tipos

A infecção pelo poliovírus não leva, necessariamente, à paralisia infantil. Existem dois tipos principais da doença:

  • Poliomielite paralítica
  • Poliomielite não-paralítica

Fatores de risco

Uma pessoa está em maior risco de contrair poliomielite se não foi devidamente imunizada contra a doença. Em áreas com más condições de saneamento básico e com ausência de programas de imunização, a população torna-se mais vulnerável ao poliovírus, principalmente crianças até os cinco anos de idade – daí o nome “paralisia infantil”. Mulheres grávidas, idosos e pessoas com sistema imunológico enfraquecido, como portadores de HIV, são especialmente suscetíveis a contrair a doença.

Sem a vacina, outros fatores também podem aumentar o risco

 


Notícias Semelhantes
Não-Me-Toque/RS
Av. Alto Jacuí, 840 - CEP: 99470-000
Telefone: (54) 3332 2600
E-mail: contato@naometoquers.com.br
Expediente:
08:15 às 11:30 - 13:30 às 17:00
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir