A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
29 de agosto de 2018 as 11:25 / Saúde

29 de Agosto – Dia Nacional de Combate ao Fumo

O Dia Nacional de Combate ao Fumo foi criado em 1986 e junta-se ao calendário internacional do dia sem tabaco (celebrado em 31 de maio) tendo por finalidade conscientizar a população sobre os malefícios do cigarro. É mais uma data para pararmos e refletirmos sobre o espaço que o tabaco tem em nossas vidas e a necessidade que temos em nos conscientizar e evitar seu uso.

Como já é de conhecimento da maioria da população; o tabagismo é (segundo a Organização Mundial de Saúde – OMS) a principal causa de mortes evitáveis no mundo, ou seja, mortes que poderiam ser facilmente impedidas caso não houvesse o uso de tabaco e seus derivados no dia-a-dia da população. O cigarro, assim como outros derivados do tabaco, não possui uma quantidade segura de consumo. Somente na fumaça desse produto, por exemplo, encontramos mais de 4.700 substâncias tóxicas, algumas inclusive cancerígenas.

Os riscos do tabaco não são exclusivos para as pessoas que fumam; aquelas que ficam expostas indiretamente a fumaça (os chamados fumantes passivos) também apresentam risco elevado de apresentar, ao longo da vida, doenças cardiorrespiratórias, o que torna o tabagismo um problema de saúde pública. Diante dos riscos do tabagismo para as pessoas que fazem uso desses produtos e para quem os rodeia, foi estabelecida a Lei Antifumo (lei nº 12.546/11), que determina a proibição do ato de fumar em ambientes coletivos, públicos ou privados, como restaurantes, clubes e halls de entrada em condomínio. A extingue a existência dos “fumódromos” e propagandas de cigarro. Em caso de descumprimento dessa lei, os estabelecimentos são multados.

Como parte dos esforços do Município, na luta contra o tabaco, sempre são oferecidas informações e busca da conscientização daqueles que fumam. Uma das táticas contra o vício em cigarro são os grupos de tabagismo, oferecidos gratuitamente a população. Ao decorrer do ano são 3 turmas a disposição dos interessados; portanto fique ligado no rádio e nos murais das Unidades de Saúde, pois lá você encontrará as informações sobre inscrições e o funcionamento dos grupos assim que as turmas forem abertas.


Notícias Semelhantes
Não-Me-Toque/RS
Av. Alto Jacuí, 840 - CEP: 99470-000
Telefone: (54) 3332 2600
E-mail: contato@naometoquers.com.br
Expediente:
08:15 às 11:30 - 13:30 às 17:00
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir