Compartilhe

Qua, 12/12Não-Me-Toque

noite limpa

Mín 22°

Máx 31°

Chuva 44%

noite limpa

Yahoo

Buscar no site
Av. Alto Jacuí, 840 - CEP 99470-000 - Fone: (54) 3332.2600 - E-mail: contato@naometoquers.com.br
Notícias
11.09.2018 - Cultura, Turismo e Desporto

7 de Setembro marcado com Desfile Cívico em Não-Me-Toque

Com uma manhã ensolarada e de clima agradável a comunidade não-me-toquense reuniu-se junto a Av. Waldomiro Graeff no feriado de 7 de Setembro para acompanhar o desfile cívico promovido pela a Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação e da Secretaria de Cultura, Desporto e Turismo.

Na edição de 2018, a Semana da Pátria tem como tema em nível nacional “Projeto Rondon”. O Projeto Rondon foi semeado em 11 de julho de 1967, quando uma equipe formada por 30 universitários e dois professores de universidades do antigo Estado da Guanabara, conheceram de perto a realidade amazônica no então território federal de Rondônia. Durante 28 dias, os rondonistas realizaram trabalhos de levantamento, pesquisa e assistência médica naquele território. Em junho de 1968 foi criado o Grupo de Trabalho Projeto Rondon em homenagem ao bandeirante do século XX, o Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, subordinado ao então Ministério do Interior, efetivando assim, a criação do Projeto.

Em nível Estadual o tema é “Tribunal de Justiça Militar.” A Justiça Militar Estadual de 1º Grau existe em todos os Estados da Federação, e os Tribunais Militares existem como órgãos de 2ª instância nos Estados do Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais, com a competência para julgar os militares estaduais que cometem crimes militares, exceto homicídios dolosos contra civis, que são julgados pela Justiça Comum, em Júri Popular.

O nosso Município tem como tema: “Ética, Civismo e Cidadania”. A ética e cidadania estão relacionadas com as atitudes dos indivíduos e a forma como estes interagem uns com os outros na sociedade. A ética e a moral têm uma grande influência na cidadania, pois dizem respeito à conduta do ser humano. Um país com bases éticas e morais apresenta uma forte cidadania. Civismo refere-se às atitudes e comportamentos que um cidadão tem, no dia a dia, que sejam demonstrativos de respeito pelos valores da sociedade e pelas suas instituições, ou seja, os deveres fundamentais para a vida coletiva, visando a preservar a sua harmonia e melhorar o bem-estar de todos.

A Banda Marcial Municipal abriu o desfile posicionando-se junto ao Altar da Pátria onde permaneceu recuada mantendo a marcha para as demais entidades que perfilavam-se junto a Avenida. O desfile foi abrilhantado com a participação de escolas, entidades e grupos do município.

Fizeram parte do Desfile: Vereadores Mirins, EMEI Arlindo Hermes, EMEI Ciranda da Alegria, EMEI Infância Feliz e EMEI Pequeno Polegar, EMF Amália Kerber, EMEF Carlos Gomes, EMF Ernesto João Cardoso, EMEF Nossa Senhora de Lourdes, EMEF Santo Antônio, EMEF Valdomiro Graciano, Escola Estadual de Ensino Fundamental Geny Vieira da Cunha, Instituto Educacional Girassol, Escola de Ensino Fundamental Sinodal Sete de Setembro, Grupos da Secretaria de Assistência Social (CEI, PCDs, Meia Idade, 3ª Idade, Família Integrada e Abrigo Institucional), Escoteiros Guardiões da Nascente, Bombeiros Voluntários de Não-Me-Toque, Amigos da Vida, 3º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado, regimento Mallet, Exército de Estér, OAB de Não-Me-Toque, Grupo Pedala Não-Me-Toque, Grupo Anonimos do Asphalto.

O Prefeito Pedro Paulo saudou todos os presentes e parabenizou cada um que participou e abrilhantou o desfile. “Tradicionalmente Não-Me-Toque realiza seu desfile de 7 de Setembro e a cada ano mostra seu amor pela Pátria que é passado de geração a geração como pudemos ver neste desfile que traz desde nossas crianças da educação infantil aos integrantes dos grupos de terceira idade. Parabéns mais uma vez a todos e obrigado por esta belíssima demonstração de patriotismo” disse o Prefeito Pedro Paulo.

Fotos: Jéssica Mossolin

 

 

 

 

 

 

Voltar Imprimir Ir ao Topo
Buscar no site