Compartilhe

Seg, 17/12Não-Me-Toque

ensolarado

Mín 21°

Máx 32°

Chuva 75%

ensolarado

Yahoo

Buscar no site
Av. Alto Jacuí, 840 - CEP 99470-000 - Fone: (54) 3332.2600 - E-mail: contato@naometoquers.com.br
Notícias
02.10.2018 - Educação

Novas instalações da EMEF Amália Kerber são entregues a comunidade

Novas instalações da EMEF Amália Kerber foram entregues a comunidade escolar de São José do Centro com euforia. Ao todo serão 135 alunos diretamente beneficiados com a nova estrutura.

Na terça-feira (2) a Administração Municipal através da Secretaria de Educação inaugurou junto a comunidade escolar de São José do Centro as novas instalações da Escola Municipal de Ensino Fundamental Amália Kerber.

Tendo sua construção iniciada no dia 19 de Fevereiro de 2015, a nova infraestrutura dispõe de de 854m² segue o padrão do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com seis salas de aula, Biblioteca, refeitório, sala administração, sala de informática e área de recreação. Para atender a demanda elétrica uma subestação de energia foi construída, totalizando um investimento de R$ 1.279.801,59

Inauguração das novas instalações da EMEF Amália Kerber

A EMEF Amália Kerber atende 135 alunos que serão diretamente beneficiados com as novas instalações que proporcionarão um ambiente escolar mais acolhedor e adequado para a formação sócio cognitiva destes jovens.

A Secretária de Educação Eli Donatti agradeceu a todos que se envolveram nesta jornada.“Hoje é um dia de alegria, de comemoração! Quando assumimos a pasta da Secretaria Municipal de Educação sabíamos desta obra e do quanto ela era aguardada por toda comunidade escolar. Foi um trabalho de muitas mãos onde inúmeras pessoas não mediram esforços para que este educandário fosse concretizado atentando-se nos mínimos detalhes para entregar aos alunos da Escola de Ensino Fundamental Amália Kerber um ambiente perfeito para o seu desenvolvimento educacional, parabéns a todos e que destas salas de aula saiam futuros cada dia mais brilhantes” disse a Secretária Eli Donatti.

Quem foi Amália Lenngler Kerber

Amália Kerber que da Nome a Escola

Amália Lengler Kerber, nasceu em Convento Vermelho/Roca Sales, Rio Grande do Sul, em 09 de janeiro de 1894 e faleceu em 15 de julho de 1958, em São José do Centro/Não-Me-Toque, aos 65 anos de idade. Casou-se em 1913, aos 19 anos de idade, com Emílio Kerber, e desse casamento tiveram cinco filhos: Helma Kerber Neuls, Wilma Kerber Scholze, Hugo Kerber, Lauro Kerber, Ilmo Kerber, e também uma filha adotiva Elfrida.

Em 1921 a família Kerber instalou-se em São José do Centro (na época, a localidade pertencia a Passo Fundo), adquirindo uma área de terra onde estabeleceram uma casa de comércio, no ramo de secos e molhados; segundo relatos, o comércio era sortido e atendia uma grande clientela. Após quatro anos de fixarem residência em São José do Centro, a família Kerber construiu uma casa grande, na qual residiram e trabalharam até 1946, quando entregaram a direção dos negócios para o genro Guilherme Sholze e filho Ilmo Kerber.

Emílio Kerber e sua família tiveram uma influência direta no desenvolvimento de São José do Centro. Kerber trouxe para a comunidade o primeiro funileiro, médico e dentista. Construiu residências para esses profissionais com recursos próprios, abriu ruas para melhorar o acesso à Vila, foi responsável pela construção da rede de energia elétrica, a qual também custeou com seus recursos. O patrono da família Kerber faleceu em 22 de janeiro de 1951. Em 1978 a Avenida de São José do Centro foi inaugurada com seu nome, uma maneira de homenagear quem tanto fez pela comunidade.

Amália Lengler Kerber, sempre preocupada com a educação, alfabetizou seus filhos em casa antes de mandá-los para a escola. Além disso, auxiliava outras crianças da Vila, que apresentavam dificuldades de alfabetização. A localidade teve seu 1º Estabelecimento de Ensino em 1920. No dia 02 de julho de 1956, foi criado o Grupo Escolar, que pertencia ao Estado. Em 22 de dezembro de 1958 a Escola passou a denominar-se Grupo Escolar José Freire, nome usado até 28 de outubro de 1982, quando, por sugestão da diretora da época e do CPM, decidiram prestar uma homenagem a matriarca da família Kerber, a Sra. Amália Lengler Kerber, ganhando a escola o nome de Escola Estadual de 1º Grau Incompleto Amália Kerber, sendo essa homenagem justa e legítima a quem junto de sua família, pela nossa comunidade de São José do Centro. Atualmente a escola denomina-se Escola Municipal de Ensino Fundamental Amália Kerber. Hoje alguns pertences de Amália estão na Casa da Cultura, como seu vestido de noiva, sapatos e vestidos de festa, junto a uma foto do casamento do casal.

 

Neiva Scholze Neuls, neta de Amália Kerber

Neiva Scholze Neuls, neta de Amália Kerber emocionada falou sobre o orgulho em fazer parte da história da escola. “Eu tenho orgulho de ter nascido aqui e ter me criado aqui, fui aluna, professora por um curto período, mãe de alunos e sem dúvida foi aqui que eu vivi os melhores momentos da minha vida! Peço que Deus continue abençoando professores e alunos para que todos que aqui estudam possam ser felizes, sábios, com caráter para seguir em frente colaborando para um Brasil Melhor!Essa obra tão maravilhosa seria insignificante se não tivessem aqui professores para cumprir essa nobre tarefa de educar. A criança não é um vaso a ser enchido, mas sim uma alma a ser preenchida.

Em clima festivo, a inauguração contou com apresentações artísticas por parte dos alunos, e um momento religioso com o Frei Laerte, Pastor Fábio e Pastor Alex abençoando as novas instalações da escola. Após a inauguração foi servido um coquetel de confraternização.

O Prefeito Pedro Paulo Falcão da Rosa falou da alegria em estar inaugurando mais uma obra da Administração Municipal. O Prefeito fez o reconhecimento a Administração da Prefeita Teodora que tinha Griselda Blau como Secretária de Educação na qual a obra foi iniciada.

Prefeito Pedro Paulo enfatizou a satisfação da Administração em entregar mais uma obra a sua comunidade

“Preciso aqui fazer este registro para dizer o quanto a Educação é prioridade no nosso governo, pois é através dela que garantimos a formação pessoal, social, econômico e cultural dos nossos alunos, assim como a estimulação de valores e princípios para uma participação ativa na sociedade. Nossa administração através da Secretaria Municipal de Educação tem uma grande preocupação em relação a isso e aqui na Escola Amália Kerber sabemos que há o comprometimento de toda a Comunidade Escolar, com gestores e professores capacitados e comprometidos em prol de uma educação de qualidade que garante aos alunos, desde a Educação Infantil até os anos finais, um aprendizado que proporciona o desenvolvimento integral do aluno”

Pedro parabenizou e deixou seu agradecimento à Secretaria de Educação e toda sua equipe, ao CPM da Escola e também a comunidade, porque de uma forma ou outra tiveram a participação com o objetivo de ter uma escola com uma estrutura que vem ao encontro das necessidades para o bom desenvolvimento educacional, com a valorização dos servidores e a qualidade de ensino que nossos alunos merecem

Presenças: Prefeito Municipal Pedro Paulo Falcão da Rosa, Presidente da Câmara de Vereadores Marina Fátima Trennephol Crestani e demais Vereadores, Secretária Municipal de Educação Eli Terezinha Xavier Donatti e demais Secretários, Presidente do Conselho Municipal de Educação Darci Bueno da Silva, Presidente do Conselho Escolar Margarida da Silva, Diretora da EMEF Amália Kerber Cristina Maria Fritzen, Presidente do CPM da Amália Kerber Andréia Graciéli Graff, Ex-Prefeitos Armando Carlos Roos, Antônio Vicente Piva, Beno Lütkemeyer representando a Ex-Prefeita Teodora Berta Souilljee Lütkemeye, Presidente do fundeb Clenice Berres Berghahn, Presidente do CAE Elisandra Vanessa de Almeida dos Santos e familiares da Amália Kerber que nomeia a Escola.

 

Sanitários Masculinos e Femininos com acessibilidade

Pastor Fábio e Frei Laerte realizaram a benção da nova Escola junto aos alunos

Nova Esturutra conta com 854m²

Nova EMEF Amália Kerber

Música “É preciso Saber Viver” foi apresentada pelos alunos do 9° ano

Ex-Aluna e Cantora Veridiane Becker apresentou a música “Era Uma Vez”

Equipe de Professores da EMEF Amália Kerber

Biblioteca Municipal

Área de Recreação

Voltar Imprimir Ir ao Topo
Buscar no site