A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
10 de dezembro de 2018 as 13:56 / Finanças

PROCON alerta lojistas quanto a produtos expostos em vitrines

O fim do ano está chegando e, com ele, o corre-corre das compras dos presentes de Natal, as lojas lotadas e as filas nos caixas, por isso, lojistas devem ficar atentos a algumas regras.

O Ministério Público encaminhou ofício de recomendação ao PROCON para salvaguardar o direito dos consumidores, quando da oferta e apresentação de produtos e serviços em vendas a varejo para o consumidor, em vitrines:

  • Todos deverão exibir seus respectivos preços, devendo sua face principal estar voltada ao consumidor, a fim de garantir a pronta visualização do preço;
  • Os preços a serem exibidos nas vitrines será tanto do valor do produto à vista, como no prazo
  • Nas hipóteses de venda a prazo, que também seja exibido o valor
  • O valor total a ser pago com parcelamento
  • Número, periodicidade e valor das prestações
  • Taxa de Juros aplicada (percentual)
  • Eventuais acréscimos e encargos que incidirem sobre o valor do parcelamento

Na quinta (6) e sexta-feira (7), o PROCON, representado pela Coordenadora Paula Samuel van Schaik acompanhada da Assessora Jurídica Andressa Bageston Brasil, visitou alguns estabelecimentos a fim de orientar, através de ofício, os estabelecimentos comerciais sobre a Lei n° 10.962 de 11 de outubro de 200 e o Decreto n° 5.903 de 20 de setembro de 2006, que obriga comerciantes a colocar as informações necessárias ao consumidor sobre os produtos expostos no seu estabelecimento comercial, principalmente os produtos expostos nas vitrines.

Por fim, no prazo de 15 dias a partir do recebimento do oficio, todo o comércio e lojas notificadas deverão fazer as adequações necessárias para cumprimento da Lei e do Decreto entregues em anexo a este. O desatendimento a essa notificação, poderá, implicar na adoção das medidas legais cabíveis.

 

 


Notícias Semelhantes
Não-Me-Toque/RS
Av. Alto Jacuí, 840 - CEP: 99470-000
Telefone: (54) 3332 2600
E-mail: contato@naometoquers.com.br
Expediente:
08:15 às 11:30 - 13:30 às 17:00
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir