A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
28 de janeiro de 2019 as 08:25 / Saúde

Reunião do Cosems – Porto Alegre

 

O Secretário Marco Costa participou da primeira Assembleia Ordinária do Conselho de Secretarios do RS-COSEMS no dia 23 de janeiro, em Porto Alegre. A Secretária apresentou os números da situação do estado e da divida com hospitais, fornecedores e municípios. Apesar da situação dramática das finanças do estado foi bem recebida pelos secretários a disposição ao diálogo e também a formação da equipe de trabalho da Secretaria de Saúde, com muitos nomes ligados ao municipalismo.

O Cosems-RS entregou ao na ocasião, um documento chamado “Saúde que queremos”, listando pontos que a entidade considera prioritários  para  melhorar  as  condições  de  atendimento  nas cidades gaúchas.

Entre as pautas constam a situação de unidades de urgência e emergência, além da média complexidade e da atenção básica.

Em resposta,  a  nova  secretária acena  com  a  disposição  de  levar, ao lado do Cosems-RS, pleitos para o Ministério da Saúde, em Brasília. Entre elas está a falta de incremento nos repasses para média e alta complexidades – setor no qual, segundo Arita Bergmann, o governo gaúcho coloca de R$ 14 milhões a R$ 20 milhões por mês para que o teto de investimentos seja atendido. Uma  das  iniciativas  mencionadas pela secretária para o primeiro semestre é a ampliação do sistema de regulação de internações no Estado.

Na avaliação do Secretário Marco, a abertura ao diálogo para a busca de soluções conjuntas representa um avanço da gestão estadual.


Notícias Semelhantes
Não-Me-Toque/RS
Av. Alto Jacuí, 840 - CEP: 99470-000
Telefone: (54) 3332 2600
E-mail: contato@naometoquers.com.br
Expediente:
08:15 às 11:30 - 13:30 às 17:00
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir