Compartilhe

Sex, 23/08Não-Me-Toque

Ensolarado

Mín

Máx 17°

Chuva 59%

Parcialmente nublado

Yahoo

Buscar no site
Av. Alto Jacuí, 840 - CEP 99470-000 - Fone: (54) 3332.2600 - E-mail: contato@naometoquers.com.br
Notícias
19.02.2019 - Educação

Formação para motoristas abrange Direção Defensiva para Circulação e Conduta no Trânsito

Na segunda-feira (11), no CRAS, a Secretaria de Educação promoveu a formação dos motoristas envolvidos com o transporte escolar que está sob a responsabilidade do Poder Público Municipal, a formação abrangeu nomeados e motoristas de empresas contratadas.

O tema proposto, “Direção Defensiva para Circulação e Conduta no Trânsito” foi trabalhado pelo instrutor Alexandre Teixeira, do SEST/SENAT, afim de orientar e conscientizar os motoristas quanto aos cuidados com a prática da direção defensiva, observando-se atos preventivos para evitar, ao máximo, qualquer situação que possa oferecer risco de acidente envolvendo o condutor e seus passageiros.

O instrutor Alexandre, esclareceu que as principais causas dos acidentes são as falhas humanas e que “não existem árvores ou curvas da morte e sim atitudes da morte”. Diferentes exemplos de acidentes por falta de atenção foram citados. Alexandre ressaltou as 5 práticas da Direção Defensiva: conhecimento (veículo e vias), atenção, previsão, decisão e habilidade.

O trânsito não se limita somente aos veículos, mas também ciclistas, motociclistas e pedestres. Mesmo estando a pé necessitamos ter o máximo de atenção para não nos envolvermos em algum acidente.

Abordou-se a importância da cortesia no trânsito, isto é, muitas vezes podemos evitar um acidente dando a preferência a outro condutor, mesmo que a preferencial seja nossa.

“É impossível haver progresso sem haver mudança e quem não consegue mudar a si mesmo, não consegue mudar coisa alguma”, ideia deixada pelo instrutor Alexandre para o grupo presente.

Voltar Imprimir Ir ao Topo
Buscar no site