A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
18 de março de 2019 as 10:24 / Educação, Saúde

Professores da rede municipal recebem orientações sobre primeiros socorros

Na quarta-feira (13) servidores da Secretaria de Saúde ministraram orientações à professores da rede municipal de ensino, visando orientar como agir diante de acidentes principalmente com alunos. Com frequência as crianças sofrem acidentes e apresentam quadros que necessitam cuidado como convulsões, febre e dores.

A enfermeira Renata Kraemer e a Técnica de Enfermagem Daniela Zanon demonstraram aos professores como agir diante das mais variadas situações.

A Secretaria Municipal de Saúde mantem uma equipe permanente de atendimento a urgências e emergências, que realiza treinamento e atualização constante na área, visando o melhor atendimento possível a população.

A Lei Nº 13.722 de 4 de outubro de  2018, torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil, considerando a obrigatoriedade e a importância de capacitar os profissionais da educação para prestar cuidados iniciais a uma pessoa ferida ou que adoece repentinamente, para manter suas funções vitais na melhor condição possível até a chegada de atendimento especializado, evitando medidas precipitadas que podem agravar a situação, ou por em risco de morte pessoas que se acidentaram.

O que disseram alguns professores após a capacitação:

“A fala das enfermeiras me fez pensar, mais uma vez, o quanto é fundamental saber agir com calma e coerência diante do “inesperado”. Temos em nossas mãos “tesouros preciosos” que são nossos alunos, e estão sob nossa responsabilidade. Toda a teoria apresentada é de muita importância, para sabermos como agir   na prática. É um assunto que deveria ser trabalhado com os demais profissionais da Escolas: Monitores, Estagiários e Auxiliares de Serviços Gerais.” – Professora do Berçário, Luciana Rentz, EMEI Ciranda da Alegria.

“Para mim a formação de Primeiros Socorros foi bastante produtiva, bem clara e objetiva. As palestrantes usaram linguagem de fácil entendimento, citaram exemplos de acidentes que podem ocorrer nas Escolas, bem como agir diante deles.”  Professora Patrícia Fernades, 4º ano – EMEF Carlos Gomes

“A formação em Primeiros Socorros oferecida pela SME, foi uma adição de informações importantes para nós educadores que somos leigos no assunto. O que as enfermeiras nos passaram, com certeza será de suma importância, caso nós educadores nos deparamos em uma situação para agirmos com nossos alunos. Foi muito válido e com certeza um assunto para contribuir com nossos conhecimentos. Parabéns à equipe da SME.” Professora Elisabete Pereira, 4º ano – EMEF Ernesto João Cardoso.


Notícias Semelhantes
Não-Me-Toque/RS
Av. Alto Jacuí, 840 - CEP: 99470-000
Telefone: (54) 3332 2600
E-mail: contato@naometoquers.com.br
Expediente:
08:15 às 11:30 - 13:30 às 17:00
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir