A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
30 de abril de 2019 as 10:56 / Saúde

Mitos e verdades sobre a vacina contra a gripe

Gripe e resfriado são a mesma coisa? A vacina contra a gripe provoca a doença? Gripe pode matar? Informe-se e previna-se contra a desinformação!

Com a chegada do outono, a queda das temperaturas e a diminuição da umidade do ar, gripes, resfriados e crises alérgicas respiratórias tornam-se mais comuns. Em um contexto desses, no qual as pessoas buscam se proteger das doenças respiratórias também por meio da vacinação, podem surgir algumas dúvidas. Confira abaixo o que é mito e o que é verdade em relação à vacina contra a gripe.

É possível pegar gripe com a vacina?

Isso não é possível. A vacina contra a gripe é feita com o vírus morto. Portanto, é 100% segura e incapaz de provocar a doença nas pessoas que são vacinadas.

 

É preciso tomar vacina todos os anos?

Sim. Isso acontece por dois motivos. Primeiro, porque a imunidade da vacina se mantém por um período de aproximadamente 12 meses. Segundo, porque a cada ano circulam diferentes vírus, que por sua vez causam diferentes tipos de gripe. Assim, a vacina é produzida a partir dos vírus que estão mais propensos a aparecer durante o período de vacinação.

Em gestantes, a vacina faz mal para o bebê?

Pelo contrário. É muito importante a vacinação das grávidas, pois quando a mãe é vacinada o bebê também fica protegido.

Gripe e resfriado são doenças diferentes?

Embora os sintomas sejam muito parecidos, os vírus que causam a gripe e o resfriado são diferentes. A gripe é uma doença mais grave, que causa febre alta, dores musculares, dor de cabeça, dor de garganta e exige mais cuidados para não evoluir para uma pneumonia. Já o resfriado é mais brando e dura menos tempo.

A gripe pode matar?

Se não for tratada a tempo, a gripe pode causar complicações graves e levar à morte, principalmente nos grupos de alto risco como pessoas com mais de 60 anos, crianças menores de cinco anos, gestantes e doentes crônicos.

A única forma de prevenir a gripe é tomando a vacina?

A vacina contra a gripe é a melhor e mais segura forma de se proteger contra a doença. Porém, existem outras medidas importantes que ajudam na prevenção:

  • Lavar e higienizar as mãos com frequência.
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talher, copo e garrafa.
  • Evitar tocar mucosas do olho, nariz e boca.
  • Ter boa alimentação e beber bastante líquido.
  • Evitar contato com pessoas que estejam com sintomas da gripe.
  • Manter os ambientes da casa e do trabalho bem arejados.

Proteja-se, não deixe a Gripe pegar você! Sábado, 04 de Maio é o Dia “D” contra gripe onde todos os postos de saúde do Município estarão abertos das 07:30 às 11:30 e das 13:00 às 17:00

Fonte: Ministério da Saúde


Notícias Semelhantes
Não-Me-Toque/RS
Av. Alto Jacuí, 840 - CEP: 99470-000
Telefone: (54) 3332 2600
E-mail: contato@naometoquers.com.br
Expediente:
08:15 às 11:30 - 13:30 às 17:00
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir