A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
22 de maio de 2019 as 13:52 / Administração e Planejamento

Expodireto Cotrijal recebe homenagem durante sessão da Assembleia Legislativa do RS

Uma das maiores feiras agropecuárias do país, a Expodireto Cotrijal foi tema do Grande Expediente da sessão da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS) desta terça-feira (21). A homenagem foi proposta pelo deputado Ernani Polo (PP), que apontou a magnitude alcançada pelo evento, 20 anos após a sua primeira edição, e enalteceu a visão e a determinação do seu idealizador, Nei César Mânica, que soube “com muita sabedoria e competência, transformar o sonho de uma cooperativa, de uma comunidade pequena, em realidade”.

Realizada em uma área de 98 hectares, a feira contou nesta edição com 534 expositores, 268 mil visitantes e uma comercialização recorde de R$ 2,4 bilhões. Em 2007, tornou-se internacional, recebendo delegações estrangeiras, que aumentam a cada edição. Este ano, segundo Polo, comitivas de 74 países dos cinco continentes estiveram no evento. “Encontro de apaixonados pelo “agro”, de gerações de agricultores, algo que muito nos emociona”, disse.

Além da figura do presidente da cooperativa, Nei César Mânica, Polo saudou outros personagens marcantes na história da feira e da Cotrijal, como o ex-presidente Schmitão (Irmfried Otto Ingbert Harry Schmiedt), o jornalista Paulo Sérgio Pinto, autor da expressão “Cidade do Agro”, e apoiadores como Odacir Klein, Francisco Turra e Antônio Sartori.

Conforme Polo, a Expodireto reflete um cooperativismo moderno, profissional e que busca a eficiência como forma de se manter competitivo no mercado. Ele registrou a importância do setor agropecuário para a economia do país, como gerador de emprego e renda, responsável por mais de 40% do Produto Interno Bruto do Rio Grande do Sul.

Ernani Polo autor da homenagem falou da importância e magnitude da Expodireto. Foto: Celso Bender

Disse que, enquanto foi secretário da Agricultura, sempre participou do evento e que, agora, como deputado, seguiria participando dele e apoiando suas ações para que o setor agropecuário gaúcho tivesse ainda mais excelência e qualidade. “O agro é gente, gente que produz e gente que consome. O agro é alimento, o agro é vida”, declarou o parlamentar.

Associaram-se à homenagem na tribuna os deputados Sérgio Turra (PP), Elton Weber (PSB), Paparico Bacchi (PR), Vilmar Zanchin (MDB), Mateus Wesp (PSDB), Tenente-Coronel Zucco (PSL), Luiz Fernando Mainardi (PT), Sérgio Peres (PRB), Eduardo Loureiro (PDT), Aloísio Classmann (PTB) e Eric Lins (DEM).

Acompanharam os pronunciamentos o secretário estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho, o desembargador Francisco José Moesch, representando o Tribunal de Justiça, o procurador-geral de Justiça, Fabiano Dallazen, o subdefensor público-geral, Tiago Rodrigo dos Santos, o prefeito de Não-Me-Toque, Pedro Paulo, e o presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, entre outras autoridades.

Texto © Agência de Notícias


Notícias Semelhantes
Não-Me-Toque/RS
Av. Alto Jacuí, 840 - CEP: 99470-000
Telefone: (54) 3332 2600
E-mail: contato@naometoquers.com.br
Expediente:
08:15 às 11:30 - 13:30 às 17:00
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir