A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
28 de maio de 2019 as 13:35 / Agricultura e Meio Ambiente

Departamento de Meio Ambiente identifica 68 pontos de descarte irregular de lixo 

Lixões clandestinos continuam sendo um problema em Não-Me-Toque! Mais uma vez 68 pontos de descarte clandestino foram identificados

Muito já foi falado a respeito da importância da preservação do meio ambiente e do descarte adequado de resíduos urbanos, tanto que a Administração de Não-Me-Toque através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente anualmente realiza campanhas de coleta de eletroeletrônicos, resíduos volumosos, fez a implantação de eco pontos e incentiva a logística reversa, porém algumas pessoas insistem em ignorar o assunto.

A problemática dos lixões clandestinos segue sendo um problema que além de causar prejuízos ambientais contribui para o aparecimento de pragas urbanas e a proliferação de doenças como a raiva e a dengue, as quais ambas tem casos confirmados no Município de Não-Me-Toque.

Rua Eurides de Freitas do outro lado da Perimetral – Bairro Jardim

A equipe do Departamento de Meio Ambiente realizou durante o mês de maio um levantamento no munícipio com vistas a identificar locais onde são depositados resíduos de maneira irregular. No total foram localizados 68 pontos de descarte clandestino de lixo. De maneira geral, observa-se que a quantidade de materiais encontrados nesses locais diminuiu, ao passo que apresentam-se mais dispersos na área urbana e rural.  O que mais gera indignação aos autores do levantamento, é o fato de que são encontrados comumente nesses “mini-lixões” diversos resíduos como plástico, papel, papelão, dentre outros que são coletados diariamente pelo serviço municipal de coleta de lixo; resíduos eletrônicos que são coletados duas vezes ao ano através de campanhas realizadas pelo poder público; sucatas de ferro, alumínio e zinco que podem ser encaminhadas a reciclagem; animais domésticos mortos que devem ser enterrados etc. Também impressiona a grande quantidade de roupas e calçados encontrados. O acúmulo de lixo de maneira clandestina contribui para a proliferação do mosquito Aedes aegypti responsável pela transmissão da dengue, a qual já possui caso confirmado em nosso município.

A limpeza dos pontos de descarte clandestino do lixo mapeados está prevista para acontecer no mês de junho, durante a programação do “Mês do Meio Ambiente”, onde são previstas outras atividades de conscientização para a importância de preservar o meio em que vivemos.

Final da Rua Nicolau Diel saída para Colônia Saudade (Curva do Sílvio) – Bairro Vila Nova

Lembramos que quem for flagrado queimando ou depositando lixo em local inadequado está sujeito a multas e outras penalizações, conforme a Lei dos Crimes Ambientais 9605/1998 e Decreto Federal 6514/2008. A equipe do Meio Ambiente pede a colaboração de todos para manter a cidade limpa e organizada, sendo que esta responsabilidade não é apenas do poder público, mas sim compartilhada com os cidadãos.

Rua Treze de Maio (atrás do campo) – Bairro Jardim


Notícias Semelhantes
Não-Me-Toque/RS
Av. Alto Jacuí, 840 - CEP: 99470-000
Telefone: (54) 3332 2600
E-mail: contato@naometoquers.com.br
Expediente:
08:15 às 11:30 - 13:30 às 17:00
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir