A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
18 de julho de 2019 as 14:26 / Educação

Alunos de Não-Me-Toque assistem peça teatral do projeto Coprel nas Escolas

O Coprel na Escola é um projeto educacional, realizado de forma itinerante pelos municípios da área de atuação da Coprel aonde são distribuídos materiais didáticos de apoio educacional (em parceria com o Sescoop/RS) e apresentada uma peça teatral, aos alunos de 1º ao 6º ano de toda a rede de ensino para os quais são ensinadas noções de cidadania, cooperativismo, preservação do meio ambiente, uso eficiente da energia elétrica e cuidados com a eletricidade.

Na quarta-feira (17), 1.079 alunos do Município tanto da rede municipal, estadual, privada e educação especial estiveram participando do Projeto. Destes participantes 270 são das escolas Amália Kerber e Carlos Gomes, ambas da área rural do Município e que são filhos de cooperados.

Na recepção das escolas os alunos receberam uma mochila contendo caderno em papel reciclado para cada criança, que contém atividades didáticas, dicas de segurança e de cuidados com o ambiente e, também uma caneta personalizada da cooperativa, 01 lápis de escrever, um jogo de memória e um imã de geladeira.

Este ano, o projeto implementa uma novidade: o desafio “Banho Eficiente”. Uma dinâmica na qual cada turma recebe uma ampulheta para cálculo do tempo do banho. Essa ampulheta é repassada de aluno em aluno para que cada um calcule o tempo do seu banho. Quando todos os alunos realizam o registro, a professora os auxilia a calcular o custo do banho de cada aluno e da turma toda. Um desafio que une consciência ambiental com educação financeira, mostrando a importância de atitudes simples, como a redução no tempo de banho, e o impacto no orçamento da família.

Já o espetáculo teatral mostra para as crianças, a importância da energia elétrica para o desenvolvimento das comunidades, além de alertar para a prevenção de acidentes e orientar sobre a utilização eficiente da energia elétrica. A preservação do meio ambiente, com a inclusão de algumas dicas, também é ressaltada durante a peça. O Coprelito, símbolo da Coprel também participa da peça teatral. Ao final da apresentação foram feitas perguntas para recapitular o que as crianças aprenderam no encontro.

A Secretária de Educação Eli Donatti esteve prestigiando o evento e relembrou a sua infância e a importância da energia elétrica nos dias de hoje. “Quando criança vivia no interior, mas diferente de hoje não possuíamos energia elétrica a disposição como hoje, não tínhamos internet e outras comodidades que ela nós traz, mas além deste conforto, a energia elétrica nos traz muitas responsabilidades, seja com nossa própria segurança quanto com mais cuidados com o meio ambiente, afinal é dele que extraímos a energia elétrica através de recursos naturais como a água”, disse a Secretária.


Notícias Semelhantes
Não-Me-Toque/RS
Av. Alto Jacuí, 840 - CEP: 99470-000
Telefone: (54) 3332 2600
E-mail: contato@naometoquers.com.br
Expediente:
08:15 às 11:30 - 13:30 às 17:00
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir