Compartilhe

Dom, 18/08Não-Me-Toque

Tempo nublado

Mín

Máx 20°

Chuva 79%

Trovoadas dispersas

Yahoo

Buscar no site
Av. Alto Jacuí, 840 - CEP 99470-000 - Fone: (54) 3332.2600 - E-mail: contato@naometoquers.com.br
Notícias
05.08.2019 - Educação

Cultura Digital é trabalhada por professores dos anos finais

Os professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental das Escolas Municipais:  Amália Kerber, Ernesto João Cardoso, Santo Antônio, Valdomiro Graciano e Nossa Senhora de Lourdes, reuniram-se nos dias 22 e 23 de julho no Laboratório de Informática da EMEF Nossa Senhora de Lourdes para aprimorar seus conhecimentos sobre Cultura Digital na Prática Educativa. Para a realização dessa oficina a Secretaria de Educação contou com a parceria com o Programa A União faz a Vida – Região da Cooperação RS/SC e Cotrijal, sob a assessoria da Greta Consultoria.

A Competência 5 da Base Nacional Comum Curricular – BNCC, diz: “Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.” Frente a essa competência é prudente qualificar ainda mais os professores.

A cultura digital se constitui no uso dos diferentes dispositivos digitais e das linguagens que se constroem em torno do chamado mundo digital. A comunicação se traduz por diferentes formatos digitais – vídeos, áudios, animações, imagens, entre outros.  À Escola, através dos educadores, compete promover experiências e mobilizações para a construção do saber, articulado com os recursos tecnológicos disponíveis, com fins de uso pedagógico.

Entre as atividades desenvolvidas destacam-se: noções básicas para uso da internet (sugestões de sites educativos) e ferramentas direcionadas à criação de materiais didáticos para utilização em sala de aula (criação de histórias em quadrinhos, cruzadinhas, criador de caça palavras, nuvem de tags).  O professor facilitador foi Eduardo Lorini Carneiro.

Voltar Imprimir Ir ao Topo
Buscar no site